VARIEDADES


   
Um curto ensaio de Mark Twain, focalizando os judeus e publicado em setembro de 1899,
 no Harper's. 


Este belíssimo artigo foi escrito em 1899, quando o anti-semitismo já estava muito difundido nos Estados Unidos. As grandes empresas, não contratavam judeus. As universidades os recusavam ou limitavam o número de admissões. Figuras respeitáveis como Ford e Edison expressavam seus sentimentos anti-judaicos abertamente. (Pergunto-me se teriam contratado Jesus, Maria, José e os Apóstolos - provavelmente não!). Mark Twain tinha a resposta:

ESCRITO POR MARK TWAIN - HARPER'S, SETEMBRO DE 1899
Se as estatísticas estão corretas, os judeus constituem somente 1% da raça humana. Isto faz lembrar um sopro de poeira de estrelas da Via Láctea. Dificilmente, ouvia-se falar de um judeu, mas falava-se e sempre se falou. Sua importância na terra é como a de qualquer outro povo e sua relevância comercial está muito além da insignificância de sua capacidade.

Suas contribuições para a lista mundial de grandes nomes da literatura, ciência, arte música finanças, medicina e saber obtuso também estão fora de proporção pela fragilidade dos números. O judeu conquistou seu lugar neste mundo em todas as épocas e o fez com as mãos atadas.

Podia ficar orgulhoso de si e ser desculpado. Os egípcios, os babilônios e os persas ergueram-se, preencheram o planeta com som e esplendor, e murcharam desaparecendo gradualmente. Os gregos e romanos vieram em seguida fazendo um grande alarde para depois sumirem. Outros povos surgiram e durante algum tempo suas tochas permaneceram acesas. Mas, esvaeceram-se e hoje fazem parte do crepúsculo ou desapareceram.

O judeu viu todos, os superou e hoje é o que sempre foi, não demonstra decadência nem desgaste pela idade, enfraquecimento das partes, diminuição de suas energias ou entorpecimento de sua mente alerta e agressiva. Todas as coisas são mortais, menos o judeu. Todas as outras forças passam, somente ele permanece.
     

Traduzido e compilado por Lise Barochel.

 

                 

Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

        

Esta página é parte integrante da Revista Rio Total