DIÁLOGO CATÓLICO-JUCAICO

         
    Dom Cipriano Chagas

       
Meus irmãos, minhas irmãs
        

Todo mistério comporta uma parte de incompreensão; nós não vemos o pensamento de Deus senão como num espelho, e o mistério não se revela verdadeira e totalmente senão no momento do fim. Todo mistério conduz à adoração mas que à discussão.

É com esta compreensão que devemos considerar o mistério de Israel. "Eu não quero que ignoreis este mistério" (Rm 11.25). O Apóstolo usa de sua autoridade: "Eu não quero!" São Paulo o conhece por revelação e seu zelo é grande pelo que lhe foi revelado, zelo que é um amor ciumento pelo Cristo e sua Igreja; e é por amor pelo Cristo e por seu Corpo que é a Igreja que ele nos convida a sondar o mistério de Israel. A ignorância quanto a este mistério é fonte de muitos males. Ignorância que se torna culposa porque fomos convidados a nos instruir. Aliada à rejeição, à agressividade e ao ódio irracional, ela tem por nome anti-semitismo.

A Igreja reconhece hoje sua cegueira passada e secular. Depois do Concílio Vaticano II, ela nos convida a curar-nos duma enfermidade grave de que tantos homens e mulheres têm sofrido e que impede a realização das profecias e retarda o segundo advento na glória. Alegremo-nos por essa responsabilidade que nos é confiada: apagar as manchas, alisar as rugas da face da Esposa de Cristo, que ele prepara na gestação do Espírito para as núpcias eternas!

Um mistério não é uma realidade que ficaria escondida para sempre ou algo de obscuro para a inteligência humana não poderia apreender por causa de seus limites. Um mistério é uma parte dos planos de Deus escondida por algum tempo, oculta para ser revelada apenas aos que buscam colaborar com Deus. Um mistério é um segredo de amor que só pode ser revelado na intimidade amorosa.

Portanto, meu irmão e minha irmã, para penetrar o mistério, procure estar sempre na intimidade de nosso Deus. Ele deseja que você o admita à sua intimidade e convida você a gozar da intimidade dele. Faça isto e prepare-se para viver na nova civilização do amor do terceiro milênio!

Com minha benção sacerdotal,
Dom Cipriano Chagas, O.S.B.

 

Enviado por Leon M.Mayer
Presidente da Loja Albert Einstein da
B'nai B'rith do RJ
                       

 

Editoração e Coordenação:
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

Revista Rio Total