DIÁLOGO CATÓLICO-JUCAICO

                  
      
Entrevista exclusiva com o Rabino Henry Sobel no evento ocorrido na Comunidade Emanuel, dia 19 de agosto
Cerimônia do Perdão com Dom Cipriano Chagas
              

   
1-

Qual a sua impressão desse movimento da Igreja Católica em direção ao desarmamento de espíritos entre cristãos e judeus?

Ao invés do ódio do passado existe uma nova confiança no presente e, portanto, uma grande esperança para o futuro. Existe uma disposição por parte da Igreja Católica de se arrepender do anti-semitismo do passado e realmente caminhar junto como povo judeu rumo a um futuro repleto de paz e harmonia. Este desarmamento de Espírito vai beneficiar não somente o relacionamento entre os nossos dois povos, como também vai beneficiar a paz mundial. Acho que nós estamos vivendo um momento histórico.

   
2-

Alguma vez participou de alguma cerimônia de perdão como a que ocorreu na Comunidade Emanuel? Como se sentiu?

Eu nunca participei de uma cerimônia igual. Me senti muito emocionado, principalmente, eu senti muita humildade e sinceridade no ar, por parte de Dom Cipriano, por parte de toda Comunidade Emanuel, acho que foi um culto sem precedentes, pelo menos para mim foi. Só espero podermos manter o pique deste momento.

   
3 -

Quais os passos do judaísmo a partir de agora?

Consolidar o novo espírito e colocar o arrependimento a serviço de algo maior, a paz para todos os católicos, todos os judeus, para todos os homens de todos os credos no mundo inteiro. Shalom!

   
4 -

Uma mensagem sua para os leitores da Jesus Vive e é o Senhor.

Cristãos, irmãos, amigos, sejam sempre fiéis a si mesmos. Sejam cristãos. Sejam cada vez mais instrumentos da paz. Sejam sempre aquilo que vocês são: Filhos de Deus. Filhos de um único Deus.
Que Deus os abençõe e a sua Igreja e que possamos estar juntos, cristãos e judeus, a serviço de Deus e a serviço do próximo.

Enviado por Leon M.Mayer
Presidente da Loja Albert Einstein da
B'nai B'rith do RJ

 

Editoração e Coordenação:
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br


Revista Rio Total