DIÁLOGO CATÓLICO-JUCAICO

 

Irmã Alda Lopez Ferraz

FRATERNIDADE CRISTÃO-JUDAICA (2)

No Rio de Janeiro, atualmente, a Fraternidade tem como assessor católico o padre Jesus Hortal, SJ, reitor da PUC e membro do Pontifício Conselho para as Relações Religiosas da Igreja Católica com o Judaísmo. Como assessor evangélico, o bispo Sidney Alcoba Ruiz, da igreja Anglicana. A presidente é a irmã Alda, NDS, e o vice-presidente, León Manuel Mayer. O rabino Sérgio Margulies, da Associação Religiosa Israelita (ARI) apoia a Fraternidade, recebe o grupo na Sinagoga e participa, quando pode, de alguma reunião. Da comunidade judaica são membros ativos, Diane Kuperman e Jeanette Erlich. Por parte católica, são assíduos colaboradores, Marcos Felipe Magalhães, professor Hélio Cardoso de Albuquerque, professora Ediléa Silva Santos e outras pessoas, esporadicamente.

Nossa forma de trabalho tem sido a de captar o acontecimento importante do ano, no país, na Igreja ou no mundo judaico e ir ao encontro do mesmo, em diálogo.

No ano de 1995, a Fraternidade do Rio recebeu os participantes da 6ª Assembléia Anual da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico da CNBB, para sessionar nesta cidade. Os temas tratados versaram sobre os "3000 anos de Jerusalém", "Os 50 anos depois da Guerra Mundial" e "Os 30 anos de Nostra Aetate". Mas o que foi considerado como muito importante para o diálogo, foi que o cardeal dom Eugênio de Araújo Salles recebeu os assembleístas, na Cúria, para a 1ª conferência, e compareceu à sinagoga para a celebração final do encontro.

No ano de 1996, a Fraternidade se voltou para a preocupação com a educação de ambas as comunidades, no sentido da "imagem" que temos uns dos outros e como transmitimos através do nosso ensino religioso, respectivamente. Contactamos a professora Ediléa da Silva Santos, coordenadora do Ensino Religioso nas Escolas Públicas da Rede Estadual e Jeanette Erich, professora de Judaísmo na ARI, assim como Jane Glassman, professora de hebraico no Seminário Arquidiocesano, as quais colaboraram eficazmente conosco, no encontro que tivemos no mês de novembro. Na véspera, padre Hortal, SJ, nosso assistente católico, tinha tratado o tema preparatório para o encontro "Eu e Tu – Educação para o Diálogo", na Igreja da Ressurreição (Copacabana), com a contrapartida de Carlos Barbouth, que veio de São Paulo para fazer a conferência, por parte judaica. Durante o encontro, no dia seguinte, o padre Luís Corrêa Lima SJ, começou a jornada com uma excelente dissertação sobre os preconceitos, baseando-se na História. A televisão esteve presente e deu a notícia do encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, no programa "Comunidades na TV".

No ano de 1997, com a motivação da vinda do Papa João Paulo II ao Rio para o Congresso Internacional de Famílias, a Fraternidade realizou um encontro de casais para tratar dos valores familiares que temos em comum ou complementariamente.

Em todos esses três anos continuamos um trabalho que consiste em levar às paróquias explicações sobre as festas judaicas e o ciclo litúrgico católico, o que é sempre muito apreciado.

Em 1998, nesta linha, tivemos Purim, Pesah e Sucot compartilhados na ARI, que sempre nos recebe com muita cordialidade.

É necessário dizer, também, que a Fraternidade apoiou o curso dado na Biblioteca Cristão-Judaica das Irmãs de Sion sobre "O contexto histórico, sociológico e religioso do tempo de Jesus", por um professor da UFRJ: Francisco José da Silva Gomes, muito apreciado pelas pessoas que participaram das aulas – uma média de 19 a 26, pela exigüidade do lugar. Tivemos a possibilidade de um programa na Rádio Catedral, no qual pudemos saudar a comunidade judaica pela festa de Rosh Hashaná e os 50 anos do Estado de Israel. Para um ofício da referida festa de Ano Novo, também estivemos na ARI em cujo recinto foi inaugurado um Centro Comunitário e uma pequena sinagoga. A Fraternidade foi convidada e pode apreciar a funcionalidade da construção e a "linha arquitetônico-religiosa", moderna e de bom gosto, do pequeno templo.


Enviado por Leon M.Mayer
Presidente da Loja Albert Einstein da
B'nai B'rith do RJ

 

 

Editoração e Coordenação:
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

Revista Rio Total