Ano 9 - Semana 450
 


 

12 de novembro, 2005
---

Alceu Gouveia

NÃO SOU JUDEU!


Pelo menos não de nascimento mas, no meu coração Cristão há um lugar onde ficam guardados o carinho, a admiração e – porque não dizer – um pouco de inveja da coragem, fibra e retidão dessa raça. 

Visitei Israel lá pelos anos 80 em uma excursão de padres católicos espanhóis à Terra Santa. Fiquei encantado com a beleza e perfeita organização da linda Tel-Aviv e da vetusta Jerusalém. Chamou minha atenção o fato de, esperando encontrar um povo triste, acuado e amedrontado pelos constantes ataques vindos de todos os lados ao Judeu, Israelense ou não, em todos os cantos do mundo, encontrar um povo determinado e responsável, porém alegre, feliz e sempre com tempo e capacidade para aproveitar todas as belezas que a vida nos dá. Uma juventude admirável (bonita, forte e feliz). Uma música popular da qual trouxe uma expressiva amostra que conservo até hoje e ouço freqüentemente, com admiração e carinho, em fita cassete que já regravei várias vezes, para não correr o risco de perdê-la.

Trabalhando, após a aposentadoria, como comerciante no ramo de roupas femininas, tive a satisfação de negociar com muitos Judeus, todos pessoas impecáveis e de total confiabilidade. Entre eles adquiri vários amigos dos quais guardo as melhores recordações e as mais proveitosas experiências. Não me lembro de encontrar entre eles nenhum em que fizessem falta o caráter e a dignidade. 

Capítulo especial merece a citação da admirável instituição dos Kibutz. Para quem não sabe, o Kibutz é a sublimação de tudo que há de bom na raça humana. É a abdicação de todos os bens, palpáveis ou não, de um indivíduo em favor de uma comunidade à qual passa a pertencer e, em troca, recebe ajuda, apoio e carinho até o último dos seus dias. 

Ousaria até dizer aos meus compatriotas: não deixem de visitar Israel onde as raízes Cristãs e Judaicas se encontram em perfeita harmonia. De lá, com certeza, cada um de vocês voltará com um pouco mais de tudo que se aprende lá: coragem, trabalho, patriotismo, caráter, dignidade e orgulhosa humildade.
    

Alceu Gouveia, escritor
alceugouveia@uol.com.br
Home page - http://www.geocities.com/alceugouveia


Seu artigo será bem recebido em comunidade-judaica@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br