Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de maio, 2019 - Edição nº 1.125


Colunistas  

W.J.Solha
CLÁUDIO JOSÉ LOPES RODRIGUES
Lembro-me de que nos anos 60, quando eu morava em Pombal, enviei para uma correspondente da Índia uma foto minha tirada no Esporte Clube Cabo Branco – que eu conhecera só de passagem - e me surpreendi com o que a moça de sári me respondeu: ”A sua casa é linda!”

Pedro Franco
TOE 01/2045

2045. Talvez a vida fosse julgada tediosa pelas gerações anteriores. O índice de suicídios era maior que em 2015. O Asteroide Zeta 4317 destruído atomicamente e sem maiores abalos para o planeta. Marte e Lua sendo utilizados como campos de pouso para naves. Ordem Única. Mundo capital Brasília. Evitou-se assim... .

Milton Ximenes
Os pacientes especiais

O doutor acabou de me telefonar, vai se atrasar por causa de uma cirurgia... e acho que o pessoal dos atestados pode ir fazer o que tem que fazer e voltar logo mais à tarde, ou amanhã, pela manhã. Eu não tenho autoridade para assinar os atestados, tá bem? Agora, já vocês, os das consultas, vou ver o que posso fazer! E... entre aqui o primeiro...

Francisco Simões
MERGULHO NO PASSADO
Recordar nem sempre é tão bom assim como pode parecer, afinal havia em muitas fotos lembranças que me arremetiam a recordações tristes de um passado que se eu nunca irei esquecer. Procuro não me martirizar com o que as imagens de tantas e tantas fotos estavam a me castigar.

Carlos Trigueiro
CONVERSA DE AMIGOS EM FUNERAL

Bem, fiquei sabendo que a família, digo, as famílias... pois ele casou várias vezes. Bem, ainda estão resolvendo o Seguro-Funeral. Talvez precisem fazer exumação de algum defunto precedente que ainda não completou o tempo mínimo necessário no mundo dos mortos e enterrados... coisas tipo assim!

Ronaldo Werneck
O goleiro em vão: a bola não vem por onde devia

O goleiro não corre atrás da vida, mesmo porque sua função é esperar a vida feito a bola que corre contra ele – e às vezes até por ele passa. Isso quando não faz milagres, a exemplo do “São Castilho” do Fluminense da década de 1950. E, no Brasil, goleiro milagreiro logo vira santo.

Daniela Aragão
A esperança dança na corda bamba

“O bêbado e a equilibrista”, tal qual “O que é, o que é” (Gonzaguinha), apesar da força e beleza indiscutível da arquitetura dos versos e sons, tornaram-se composições que perderam seu caráter combativo e transformaram-se em efusivas melôs de festa.

Enéas Athanázio
A MISSÃO DO DR. ADROALDO
Pela segunda década do século passado o jovem Adroaldo, pernambucano do Recife e bacharel em Direito, é convidado pelo presidente do Estado a assumir o cargo de Promotor Público da comarca de Majestosa, no sul do país.

Eduardo Fares
CRÔNICAS DE CASAMENTO - I

Tudo começou com um lenço caído ao chão. Antenor se abaixou, apanhou o objeto e apressou o passo até encontrar a senhorita que o perdeu. Tudo bem, dirão vocês, já vi isto em dezenas de filmes. A bem da verdade, eu também. Só que neste caso a cena foi real.

Braz Chediak
UMA VIAGEM DE LEVEZA

Ítalo Calvino dizia que o século XXI seria o século da leveza. Esperei por ela – a leveza -, imaginando um mundo mais tranquilo onde, vencido o medo, tendo nos livrado do peso da ignorância e da miséria, viveríamos uma vida melhor nessa que é nossa grande e generosa mãe, a terra.


 Livro

O poeta e a mídia
de Fábio Lucas,
por Enéas Athanázio
As relações entre o escritor, em geral, e o jornalista não costumam ser fáceis. Considerando minha experiência nas entrevistas, fico quase sempre com a impressão de que não foram feitas as perguntas certas, ao passo que o entrevistador deve pensar que não dei as respostas corretas. No caso dos poetas, a situação se agrava porque a linguagem poética parece criar barreiras às vezes insuperáveis. Deve ser por isso que tantos escritores e poetas, no Brasil e no restante do mundo, fogem da imprensa.



 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Braz Chediak
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Daniela Aragão
Eduardo Fares (i.m.)
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima

Müller Barone
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter