Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de setembro, 2019 - Edição nº 1.141


Colunistas  

Carlos Trigueiro
Arrastão de anotações cariocas
Sou carioca do Rio Comprido, peladeiro dos beirais nos morros fronteiriços ao bairro de Santa Tereza, nos terrenos da antiga "Chácara Carrazedo" e do "Clube Alemão 1909" no ziguezague de ladeiras da rua Santa Alexandrina, onde, projetado pelo Governo Carlos Lacerda, foi construído, nos anos 1962/1967, o Túnel Rebouças.

Milton Ximenes
Dois mestres

Dentro do tema da matéria de Processo Penal, “Origens das Instituições”, o conceituado professor HELIO TORNAGHI não escondeu o fato ocorrido com o Desembargador Carvalho Mourão ao visitar sua cidade natal, Carangola. Em chegando, foi convidado a exercitar seus excelentes dotes oratórios no papel de defensor de um réu...

Enéas Athanázio
A HONRA DA FAMÍLIA
A Fazenda do Aranha ocupava um mundaréu de terras. Principiava no caminho geral do Portão do Alto e descambava em campos de coxilhas e canhadas no rumo do Taimbé. Dividia-se em grandes invernadas de cria e engorda de gado, cavalos e mulas, ovelhas e cabras em quantidade.

Pedro Franco
“Em cada coração um pecado”

Este foi filme cujo título original era “Kings Row”, nome de uma cidade. Dirigido por Sam Wood, com elenco de peso: Ann Sheridan, Robert Cummings, Ronald Reagan (aquele que viria a ser presidente), Charles Coburn e Claude Rains. O filme foi indicado para o Oscar em 1942. Quem arranjou então o título em português, que vai merecer a crônica?

Francisco Simões
TEMPO DE CORVOS
No ano em que eu escrevi esta poesia que hoje revivo já nos havíamos livrado da inflação galopante graças a uma equipe competente que articulou certo índice o qual acabou por colocar a tal inflação num patamar mais aceitável.

Ronaldo Werneck
C DE CATAWOOD

C de Cinema, de Cataguases. No início era a imagem que do verbo se fazia. No Brasil dos anos 1920 o cinema surgia mudo nas telas do Cine-Theatro Recreio: fronteira-limite do mundo-Cataguases, pequena cidade do estado de Minas Gerais.

W.J.Solha
Sobre um certo Padre Gomes
Bem, você, nas duas últimas histórias curtas do livro, decide não ir até o fim da linha. Pra... também decupar uma realidade vivida que tem pra nos repassar. Uma delas se chama UM CERTO PADRE GOMES. Padre Antonio Gomes de Araújo, que, pelo menos nessas fotos em duas fases da vida, me lembra o ator e diretor Roberto Begnini de A VIDA É BELA.

Floriano Pesaro
Nem sempre Rosh HaShaná foi uma data tão importante

Sabemos que Rosh HaShaná celebra o início de um novo ano em nosso calendário, mas sempre foi assim? A resposta rápida é: não. Não há na Torá qualquer menção a Rosh HaShaná enquanto um marco de um novo ano. O costume de celebrarmos esta data como um novo ano deu-se após o exílio na Babilônia, já no Segundo Templo.

Müller Barone
Um daqueles insólitos encontros
Não fui ao tradicional banco da Rua da Cidadania, aquele no qual levei um lero com Lúcifer. Sentei na mureta do estacionamento da farmácia. Olhei para a direita e nada, nem Anjo para tomar um cappuccino, nenhum daqueles duendes ou gnomos que costumam aparecer por aqui (como eu disse, há algo diferente nesta parte da cidade) para uma conversinha.

Braz Chediak
AZUL DE RUBEM BRAGA

Mallarmé escreveu: “Todo homem traz um segredo consigo, muitos morrem sem o ter encontrado, e não o encontrarão porque, mortos, tal segredo não existe mais, nem eles. Morri e ressuscitei com a chave de pedrarias de meu último porta-joias espiritual. Cabe-me agora abri-lo longe de qualquer impressão emprestada e seu mistério se emanará num céu extremamente belo”. 

Irene Serra
Foi o jeito...

De véspera, fui ao açougue que bem me serve, passei no supermercado para escolher os acompanhamentos e cuidei para que a travessa de serviço estivesse à mão. Nesta ida ao mercado, esbarro com um rapaz que sempre vejo quando estou naquela redondeza. Muito bem-apessoado, mas tão sem educação!

Frei Betto
AMAZÔNIA EXIGE NOVO PARADIGMA

O papa Francisco, em janeiro de 2018, declarou em Puerto Maldonado, Peru: “A Amazônia é disputada por várias frentes: de um lado, o neoextrativismo e a forte pressão de grandes interesses econômicos ávidos por petróleo, gás, madeira, ouro e monocultivos industriais. Por outro, a ameaça procedente da...”

Daniela Aragão
Bruma, poesia e burguesia

Subo devagarinho o pequeno morro, que me conduzirá até minha casa. As árvores, intensamente, verdes que recobrem o topo da montanha, nestes dias, despontam enevoadas pela bruma branca do frio.

Bhuvi Libanio
O dia em que ele descobriu que o casamento tinha acabado

O despertador toca. ELE acorda, olha para o lado, vê a esposa dormindo, dá um beijo na testa dela. ELA se ajeita na cama, enruga a testa e coloca o braço sobre os olhos. Ele vai ao banheiro, faz xixi, lava as mãos e o rosto. Vai para a sala.


 Livro

Inventário poético
de Gabriel Nascente, por Enéas Athanázio

Desde que o recebi, não consigo desgarrar de “Inventário Poético” (Editora Alternativa – Goiânia – 2005), de Gabriel Nascente, onde o poeta reuniu uma criteriosa seleção dos poemas que produziu ao longo de quarenta anos. Embora não seja livro para ler de uma assentada, mesmo porque contém 500 páginas, em tamanho grande, estou com ele sempre à mão, lendo um poema aqui, outro acolá, voltando para saborear mais uma vez este trecho, apreender melhor aquele outro e assim por diante, num passeio fascinante que não sei onde terminará.



 


 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Daniela Aragão
Eduardo Fares (i.m.)
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima

Müller Barone
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter