Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de fevereiro, 2021 - Edição nº 1.210


Colunistas  

Antonio Nahud
LEMBRO-ME (ALÉM DO ESQUECIMENTO)
...que foi em noites de lua cheia. Lembro-me da terra vermelha, do pó de argila alinhado por cima do horizonte, das casas caiadas sublinhadas a amarelo ou azul, do calor escaldante e do silêncio alentejano. Era um silêncio cheio de ruídos renegados, grande carros descarregando pesados equipamentos de sons, os ramos dos eucaliptos levados ao vento...

Carlos Trigueiro
CAMINHADAS AO ENTARDECER
Seguindo orientação médica, adoto tratamento coadjuvante para equilibrar a pressão arterial, avivar a memória e reativar penduricalhos que o decoro impede propagar. Assim, faço caminhadas nas ruas próximas aqui do bairro, tão logo o lusco-fusco do entardecer entra em cena. Semana passada, ia distraído no percurso habitual, mergulhado em tramas de três casamentos desfeitos e...

Frei Betto
CARNAVAL ESPIRITUAL
Olhos fixos no esplendor das batucadas siderais, contemplarei o desfile fulgurante dos astros na Via Láctea. Verei o sol, mestre-sala, inflamar-se rubro à dança elíptica da cabrocha Terra. Se Deus der as caras, festejarei a beatífica apoteose.

Pedro Franco
Azeitonas, pastéis e músicas

No tempo da minha entrada para a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-RJ, conforme proposição de quem veio a ser grande e saudoso amigo, poeta Luiz Gondim, era praxe todos os participantes lerem algo, a ser comentado pelo plenário.

Sheila Sacks
O futuro que nos espera, será?
A pandemia, que resultou em produtos e serviços altamente monetizados, criou novos bilionários como foi o caso do chinês Zhong Shanshan, 65 anos, dono de uma indústria de água engarrafada e que se tornou o maior acionista da gigante farmacêutica Beijung Wantai Biological, produtora de testes e vacina anticovid.

Enéas Athanázio
OBRA CONSAGRADA
Professor, conferencista, ensaísta e, acima de tudo, poeta, Gilberto Mendonça Teles é autor de uma obra, em prosa e poesia, que vem merecendo decisiva aprovação da mais exigente crítica, nacional e estrangeira, e pelos seus incontáveis leitores. Ele é colocado na primeira linha dos grandes poetas da atual literatura brasileira...

Francisco Simões
LITERATURA AGORA TAMBÉM É SPAM
Passados pouco mais de 20 anos agora parece que as coisas que andam mudando na política e em certos hábitos neste país, também chegaram com mudanças nos provedores de internet. Isto me assusta e muito pois sempre cumpri com meu dever ou obrigação e jamais fiz propaganda do que quer que seja sem ser a divulgação de meus textos.

Milton Ximenes
“Saudosas” malocas
Estou em Vila Isabel, meu carioca bairro amado. Venho pela comprida rua Justiniano da Rocha, viro à esquerda, meu destino é a Visconde de Abaeté, caminho diário para a Heber de Bôscoli, lá na subida da montanha, onde minha primeira residência foi construída. Surpreso, sou alcançado por três colegas-amigos lá da ioga...

Ronaldo Werneck
MARIA ALCINA EM ENTREVISTA: LIVE COMPLETA E “AO VIVO”
Live completa da entrevista com a cantora Maria Alcina (que estava em São Paulo), promovida pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata/ Fórum Cidade da Música. Participação da cineasta Bete Martins (de Betim MG), do poeta Ronaldo Werneck (Cataguases), do documentarista Marcos Pimentel (Juiz de Fora) e do Gestor Cultural César Piva (Cataguases).

Bhuvi Libanio
transformação

Terminei de digitar a última legenda de um vídeo. “Por isso tão poucas pessoas têm interesse em meditação”, ele disse. Coloquei o teclado debaixo do monitor — faço isso para as gatas não sapatearem letras indevidas nem arrancarem teclas necessárias , coloquei as mãos sobre a mesa e abaixei a cabeça para aproximar meus olhos delas.

Carol Campos
PARALISIA
Há dez meses, digo a mim mesma, diariamente, algo que começa com depois que a pandemia passar. Há dez meses, estou apenas esperando. Esperando pra procurar um novo emprego depois que a pandemia passar, pra começar a dieta low carb depois que a pandemia passar, pra fazer ioga depois que a pandemia passar.

Affonso Romano
Longos cabelos no mar
O movimento da gata em direção ao mar é ondulantemente belo, mas não é nele que me concentro. Concentro-me, isto sim, na gestualidade que se desencadeará quando ela mergulhar e emergir do verde-azul, com o rosto lavado e a cabeça erguida como um golfinho ou lisa ariranha urbana e domesticada.

Ulisses Tavares
Envelhecer é soda
Não preciso ser Casanova, o sedutor, para perceber que as mocinhas me olham como velhinho, carta fora do baralho. Nem Tio Patinhas para constatar que o dinheiro me rejuvenesce aos olhos das fêmeas capitalistas sem capital.

Sergio Faraco
O CHUPIM

Temos algumas árvores em nosso pátio. Na primavera, aninham na ramaria muitas espécies de pássaros, sobretudo os sabiás. As cambacicas, aqui no Sul conhecidas por sebinhos, preferem a casinhola que pendurei sob um beirado, ao passo que os tico-ticos...  

 

II Prêmio Book Brasil


Pedro Franco está entre os finalistas das 15 categorias
que estarão com a votação aberta de 01 a 27 de fevereiro:
https://www.premiobookbrasil.com/post/finalistas-do-ii-pr%C3%AAmio-book-brasil


Caso queira votar diretamente no livro de contos "Moças de Pousadas", de Pedro Franco, este é o link: https://docs.google.com/forms/u/1/d/16PgcJfjhE_FK4BWYcAXqn9WCp_Rqhyq7tRRWLgFREJY/edit
 


 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner (i.m.)
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Beatriz Junqueira Pereira
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Cândido Luiz Fernandes
Carlos Trigueiro
Carol Campos
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)

Enéas Athanázio
Fábio Lau
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima
Müller Barone
Nilza Amaral

Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sergio Faraco
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Valesca Pederiva
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter