Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de março, 2020 - Edição nº 1.165


Colunistas  

Enéas Athanázio
O “CANUDINHO”
A faixa de terras entre os rios Canoas e Pelotas, formadores do Uruguai, foi conhecida em geral como Entre-Rios. Por ela passa a chamada estrada velha, ligando Campos Novos a Lages, fazendo-se a travessia do Canoas através de uma balsa de cabo tirada a muque pelo balseiro (*).

Pedro Franco
Ainda conselhos

Dos conselhos profissionais nem falo, ainda que muitas vezes a profissão me obrigue a saltar sobre o seu limite, para atingir os fins profissionais. Médicos não lidam com robôs e não podem basear suas atitudes apenas em números, tabelas, algoritmos e novidades técnicas, já que lidam principalmente com pessoas e suas perenes dificuldades.

Francisco Simões
E OS NOSSOS VÍRUS CASEIROS?
Também nunca mais vieram aqui em casa, na cidade de Cabo Frio, os agentes da Saúde que fiscalizavam as casas e anotavam tudo num papel cuja cópia sempre ficava atrás de nossa porta na garagem. Isto ocorria sempre, todo ano, mais de uma vez ao ano.

Milton Ximenes
ACONTECÊNCIAS
Despachante, nas horas vagas usava e abusava das suas pernas, conversava com muita gente, insinuava promessas de serviços próprios da sua especialidade. Afinal, tinha necessidade de aumentar sua clientela, e aumentar, também, seus ganhos no escritório,...

Carlos Trigueiro
O ANJO INFORMANTE  
De longe, aparentava estatura mediana. Não chegava a ser propriamente gorducho, e costumava usar chapéu-de-coco. À meia distância, dava para ver os seus recheios distribuídos sob o terno claro e batido, formando silhueta uniforme com...

Braz Chediak
UM CANTO DE LOUVOR

Ontem, ao ler o artigo de Domenico de Masi sobre o coronavírus, me comovi com a atitude dos Artistas italianos que, unidos, espalharam suas Artes pelas janelas, sacadas, coberturas dos prédios das vilas, das cidades... Dentro da tristeza, fizeram brotar a beleza da solidariedade.

Frei Betto
Meu lado mulher

...incomoda-se de receber homenagens em um único dia do ano - 8 de março -, enquanto meu lado homem se farta com 364 dias. Talvez se faça necessária esta efeméride, dor recente de cicatriz antiga. Porque vive-se em uma sociedade machista: matrimônio - o cuidado do lar; patrimônio - o domínio dos bens.

Carol Campos
Mães de menino
Quarta-feira, 5h15 pm. Ele se levanta da mesa da classe e sai correndo, me abraça antes mesmo de eu falar oi. E depois me solta, pega a mochila e sai correndo. Para, me olha novamente, lá da frente do portão da escola, e grita “Vem!”. E vou. Claro que vou. Pro parquinho, contrariada, ou pro estacionamento, contrariado.

Bhuvi Libanio
Avenca
Há muito tempo não vou a uma casa onde crescem avencas.Na sua tinha (ou ainda tem) um xaxim pendurado ou colocado no alto de um móvel, com os cabelos de vênus derramados? Será que vênus tem cabelos de avenca?

Ronaldo Werneck
Andréa, o Rio & Cabral

Está aqui o Rio de um tempo outro, lá se vão 15 anos, época do lançamento de meu livro Revisita Selvaggia. E também de um encontro com o poeta e hoje acadêmico Geraldinho Carneiro na cobertura do Hotel Miramar, em Copacabana.

Livros

Momento vivo, de Ronaldo Werneck



 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner (i.m.)
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Carol Campos
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima

Müller Barone
Nilza Amaral
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter