Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.

Rio de Janeiro, 16 de maio, 2018 - Edição nº 1.077


   Colunistas  

Enéas Athanázio
SAVARY: A AMAZÔNIA E A URBE
Não obstante, sua vivência urbana no Rio de Janeiro, também a colocou em destacada posição no meio cultural, literário e social. O escritor Ruy Castro, em livro de sucesso, lhe dedicou todo um verbete onde aponta suas realizações e o espírito de liderança com que ela promovia os mais diversos eventos.

Carlos Trigueiro
AMANTES – Ficção de Verdade
Confesso: Tive amantes, sim, várias, aos montes, sim, montes de achadas e perdidas, em muitos sítios, quadrantes, além da amante universal: a mãe Natureza. Tive, sim: amantes reais; amantes próximas; amantes distantes; amantes vizinhas; amantes de além-mar... E amantes imaginárias.

Sheila Sacks
Das fake news às falsas histórias
Se as fake news (notícias falsas) são um fenômeno recente, as fake histories (histórias falsas) se perdem no tempo. Isso porque de todas as ciências humanas, a história é a mais indefinida em seus intentos, a mais limitada em seus meios, aquela que menos admite métodos rigorosos e a que tem mais dificuldade em superar seus erros e enganos.

Francisco Simões
EU NÃO RECOMENDO
Explico melhor: se o telefone tocava, antes você atendia sem problema e sabia que ou alguém amigo ou da família queria falar com você ou, eventualmente, poderia ser engano, o que é compreensível. Agora, pelo menos conosco e mais algumas pessoas com as quais andei falando, já não é assim.

Pedro Franco
PERGUNTAS QUE FICAM

Sou esperto, não boto fortuna só em paraísos fiscais, que podem ser alcançados e não há mais Suíça. Suíça agora vem como elogio. Compro diamantes, que são eternos e estou forrado e garantido. E acharam os diamantes. E guardou em outros desvãos as vantagens, até porque há reais para se manter e com grandes regalias, mesmo atrás das grades.

Frei Betto
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Em visita a uma escola, pedi aos alunos para registrarem no papel quanto tempo cada um navegou na internet no dia anterior. Em média, três horas. Em seguida, solicitei escreverem dez temas apreendidos naquelas horas. A maioria não chegou a enumerar cinco. O que comprova que não navegam; de fato, naufragam... Tempo perdido devido à mente dispersa, desatenta.

Eduardo Fares
OSSOS DO OFÍCIO
Toninho tem, na cidade, fama reconhecida de ser "sistemático", adjetivo que no interior se reverte de tal abrangência que pode transitar pela introspecção, pela sisudez e até mesmo pela pura falta de educação. O fato é que, agregado a qualquer uma destas variantes, o termo sistemático está invariavelmente ligado ao atributo "homem direito".

Marco Antonio Azevedo
Rio vai lançar revolucionário projeto “Minha calçada, minha vida”
Assim o Rio, cidade-feliz, será o maior abrigo oficial ao ar livre do mundo. Isto é cidadania patriótica, bradaram alguns defensores das minorias. E é qualidade de vida, berraram outros partidários da vida ao ar livre, sob o céu e as estrelas.

   Livros

   


Histórias tipo assim: Whats-au-au-APP




 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Braz Chediak
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels

Milton Ximenes Lima
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter