Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.

     Rio de Janeiro, 15 de abril, 2017 - Edição nº 1.025


   Colunistas

Pedro Franco Diniz
DE EDIMBURGO AO RIO DE JANEIRO E ANTES PASSANDO POR LONDRES
Sessão Clínica de destaque na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, na época o destaque da Medicina Brasileira, porque reunia os melhores médicos e professores do estado. Todos os que tinham algo a dizer, frequentavam esta sessão semanal.

Enéas Athanázio
“VIDA OCIOSA”: ALGUMAS NOTAS
Depois de muito tempo, reli o romance “Vida Ociosa”, de autoria do escritor mineiro Godofredo Rangel (1884/1951). Foi o livro de estreia do autor, lançado em 1920, com o selo da Revista do Brasil, de Monteiro Lobato & Cia. Editores. Trazia como subtítulo “romance da vida mineira”, retirado nas edições posteriores.

Cristina Sant'Ana
EMPATIA - Do Egoísmo ao Altruísmo
Jesus nos fala sobre os impulsos do Ego. Ele diz que não devemos matar o ego como alguns espiritualistas propõem, pois é ele que nos faz ir em busca de nossos anseios. Segundo Ele se não tivéssemos ego morreríamos à beira do caminho.

Eduardo Fares
A TÊNUE LINHA DO EQUILÍBRIO
Nos seus trinta e dois anos de vida, existiram alguns atropelos, como a separação dolorosa (coisa de casal incompatível), a briga com o Marquinho na saída da escola (coisa de adolescente), o tombo da árvore ao roubar jabuticabas no vizinho (coisa de criança) e...

Carlos Trigueiro
O ÓBITO DO DRAMATURGO EM 8 ½ DIMENSÕES - 8ª dimensão
DEFUNTO (Elucubrando...): Não faço a menor ideia de quando e onde comecei a pecar, nem acredito que alguém tenha pensado nisso durante a vida. Verdade que eu sempre quis conhecer minhas origens, acho que todo mundo quer.

Francisco Simões
POIS É!
Outro dia me encontrei com ele, um amigo da juventude que eu não via faz muito tempo. A vida passou e muito tanto para mim como para ele, claro. Os anos pesaram ao que me pareceu mais nele do que em mim.

Affonso Romano
FAZER 30 ANOS
Não é simplesmente, como num jogo de amarelinha, pular da casa dos 29 para a dos 30 saltitantemente. Fazer 30 anos é cair numa epifania. Fazer 30 anos é como ir à Europa pela primeira vez. Fazer 30 anos é como o mineiro vê pela primeira vez o mar.

Bruno Kampel
SOLIDÃO EM 152 PALAVRAS. NEM MAIS, NEM MENOS
É uma cidade povoada por ruas que não se cruzam, por esquinas que não se encontram, por nuvens que sempre chovem, por humanos que não se entendem, por perdidos que não se acham, e sempre que nos deixamos hipnotizar por seus mutismos definitivos...

Alberto Cohen
RUA DOS PASSOS INÚTEIS
Sentado na calçada do bar do Miguel, lá em Porto Alegre, bebendo lentamente conhaque, olhei muito tempo a Rua da Praia e mentalmente rememorei as coisas que havia ido buscar naqueles pagos.

Lizziane Negromonte Azevedo
A MISÉRIA QUE ME VESTE
Os gritos da menina chamavam a atenção. A avenida estava quase deserta. Ela deveria ter uns dez anos. Vestia um short curto com um top que lhe marcava os seios recém brotados. Tinha uma bolsa velha pendurada no braço. Ela chorava.

W.J.Solha
NOMES & COISAS
Evandro da Nóbrega vem publicando em A União e aqui no Eltheatro, matéria eruditíssima, em três atos, a respeito de minhas origens, começando pela de meu sobrenome, que provém deste peixe:

Frei Betto
TEMPO HISTÓRICO REDUZIDO AO AGORA
A torrente de imagens vicia o olho, hipnotiza-o no close da instantaneidade, no qual se fundem passado, presente e futuro. Perde-se, aos poucos, a percepção do caráter histórico do tempo. Tudo parece ser aqui-e-agora.




Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Braz Chediak
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels

Milton Ximenes Lima
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter