Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de novembro, 2018 - Edição nº 1.101


   Colunistas  

Carlos Trigueiro
O mundo através da janela

Acompanhava, de longe, a evolução das borboletas amarelas (como nunca mais vi) sobrevoando os quintais; tentava decifrar a forma das nuvens até a vista cansar; navegava em cascas de ingá que desciam nas enxurradas caudalosas junto ao parapeito.

Bruno Kampel
O PRESENTE

Fui até a livraria para comprar um buquê de versos. O florista que me atendeu disse-me que estavam em falta. Mas não desisti. Fui até a loja que vende flores e pedi um livro de poesias cheirando a jasmins. O livreiro desculpou-se dizendo que estava esgotado.

Alberto Cohen
ALEGRIA DO BOI
Estou me mudando para um lugar no sertão, inóspito e difícil de ser achado, denominado "Alegria do boi" e que, segundo a patuleia, fica situado embaixo da cauda da vaca. Deixo, com o cuco do relógio da casa vazia, um grande abraço para aqueles que por mim perguntarem.

Pedro Franco
Amizade e literatura

Uma das principais capacidades do importante sentimento amizade é absorver risos, ou lágrimas dos amigos e até decepções. No caso presente absorvi decepção do amigo e porque não quero deixá-lo em saia justa, não vou dar qualquer nome.

Enéas Athanázio
GÊNIO E REBELDE
Tristan Tzara foi uma figura célebre e controversa na Paris da belle époque. Frequentava o mesmo café onde se reuniam os membros da chamada “geração perdida”, entre os quais Ernest Hemingway, em cujas obras se encontram referências a ele. Nascido Samuel Rosesnstock (1896/1963), de família judia, veio ao mundo na Romênia e...

Frei Betto
DO MODERNO AO PÓS-MODERNO
A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensinaram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.

Milton Ximenes
PASSA, TEMPO... (3)

Quer saber quando uma pessoa de hoje é sucesso? Faça palavras cruzadas. Se o nome delas for invocado constantemente para o preenchimento das “casas” do jogo, ela foi lembrada, ela está “por cima”.

Francisco Simões
A INTERFERÊNCIA SOLAR
Antes nosso sistema de televisão era simples, nada sofisticado, muito pelo contrário. Pagávamos uma empresa que nos fornecia os canais de televisão, mas a imagem era aquela de sempre a que já estávamos acostumados e que todos tinham.

Affonso Romano de Sant'Anna
O VESTIBULAR DA VIDA
Um enduro sem moto, um rali sem carro, uma maratona onde, ao invés de atletas, correm paraplégicos, cegos, presidiários, grávidas e doentes em suas macas, esta é a imagem que nos deixa este vestibular realizado esta semana, mobilizando centenas de milhares de jovens em todo o país.

Rui Martins
OS ERROS MORTAIS DO PT
Os segmentos pobres ou miseráveis passaram a merecer atenção do governo, em termos econômicos e de inclusão social. Em contrapartida, os setores financeiros, bancos, empresários também tinham tratamento preferencial, restando pouco para a classe média.

Entrevista

Thiago Goes

A MISTURA CERTA DE PEDRO PAULO
As três horas de entrevista com o empresário Pedro Paulo Machado duraram mais do que um set do antológico Mistura Fina, casa de shows que ele fundou nos anos 1980, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Livro

Algumas 100 vergonhices - de Luiz Adalberto Villa Real, por Enéas Athanázio

É um denso conjunto de contos, crônicas, quadros e aquilo que costumo chamar de fiapos de vida. São histórias captadas ao vivo, no dia a dia, nos mais diversos lugares e situações, entremeadas de elementos imaginários produzidos com criatividade e em geral permeados de humor. Ele consegue sempre fixar com precisão os aspectos pitorescos ou engraçados que envolvem os personagens e recriar de forma exata os locais em que estão ambientados.

Crônicas de sempre

Carlos Drumond de Andrade
CASA ARRUMADA
...casa, pra mim, tem que ser casa e não centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida…




 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Braz Chediak
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marcelo Sguassabia
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels

Milton Ximenes Lima
Müller Barone
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter