Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de fevereiro, 2020 - Edição nº 1.161


Colunistas  

Ronaldo Werneck
Aquele abraço, Rio

Todo mundo carioca da gema. Ou antes, da clara. Da clara manhã primeira de não mais se acabar, como eu-mineiro e o maranhense-Gullar. Dá para perceber meu amor pelo Rio, pelo meu riozinho de janeiro tão conturbadinho pelas rosinhas (perdão, rocinhas) deste fevereiro.

Frei Betto
ARTE DE NUTRIR A VIDA

Sou filho da mãe. A minha, Maria Stella Libanio Christo, era mestra na arte de cozinhar. Autora de livros de culinária, pesquisou três séculos de receitas para publicar “Fogão de lenha – 300 anos de cozinha mineira”.

Francisco Simões
DUAS HOMENAGENS MAIS QUE MERECIDAS
Gente amiga, hoje eu resolvi destacar estas duas homenagens que coloquei no meu site pessoal, uma no ano de 2009 e a outra logo a seguir em 2010. Logo na primeira página do meu site http://www.francisco-simoes.com ao entrarem, na parte de baixo,...

Bhuvi Libanio
Quando a gente menos espera
Planejei iniciar 2020 com uma história de amor. E como sou só um pouco exigente, meu desejo era que fosse uma história diferente, sem drama, sem clichês. Então peguei meu caderno, minha caneta e fui para a Rodoviária Novo Rio buscar um acontecimento.

Enéas Athanázio
A PALAVRA ABSOLUTA
...William Agel de Mello se tornou amigo íntimo de Guimarães Rosa. Ao ingressar na carreira diplomática, foi designado para o Serviço de Demarcação de Fronteiras, cujo chefe era ninguém menos que o autor do “Grande Sertão: Veredas.” Do convívio cotidiano brotou uma amizade que duraria até a morte prematura do grande escritor.

Pedro Franco
“Otoridades” etc

E autoridades e autoritarismos são confundidos e não só nas demagogias e nas corrupções, mas até em desrespeitos imotivados às normas vigentes. Quando a ordem for de Direito, Legal e Moral, seguida e até em pequenos fatos, é possível que o País melhore e não empurre seus mais bem preparados filhos à emigração.

Carol Campos
O que eu aprendi com o tempo
Se você estivesse sentado no banco de madeira de um Campo de Concentração, pediria aos céus para que o tempo andasse devagar. Se estivesse sentado no banco da escola, esperando seus pais atrasados pra te buscarem, olharia pro céu, escurecendo cada vez mais depressa, e...

Milton Ximenes
CORDA BAMBA
- Quer saber de uma coisa, Vilma? Eu não pedi para você gostar de mim. Agora, sou exigente: mulher que se amarra por mim, eu é quem mando embora! Ninguém me deixa assim, sem mais ou menos!... Não, essa não! Paciência, minha cara...

Carlos Trigueiro
A lenda do homem letrado
"Senhor ditador, sou inocente", ponderou o prisioneiro. "Nada mais fiz do que ler livros, escrever ensaios e historietas. Ao que me consta isso não constitui crime algum", ponderou ainda o prisioneiro. "Mentira-a-a-a!", vociferou o ditador, aduzindo furioso: "Neste país, o ato de ler e...

Fabio Lau
Volto, não volto, volto, não volto....

Uma amiga viajou para o interior de Minas. Na praça da matriz conheceu um cão vira-lata, magrinho, magrinho, e fez cafuné. O cão se afeiçoou. Na hora do almoço, ao sair do restaurante, se deparou com o cão. A partir dali os encontros foram frequentes.



 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner (i.m.)
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Carol Campos
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima

Müller Barone
Nilza Amaral
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter