Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 01 de maio, 2021 - Edição nº 1.220


Colunistas

Pedro Franco
Ainda acontecidos na quarentena, que não acaba

Atendido por moça gerente de conta, que lhe pareceu com rosto bonito. Estava sentada. Na hora do cafezinho e da água gelada, usados para impactar a aplicação, a moça pede licença e abaixa a máscara. E se conteve para não dizer, coloca-a de novo e rápido. O nariz deslustrava o resto. Queremos vacinas, queremos vacinas.

Frei Betto
A FÉ HUMANISTA DE CAMUS
A vida e a obra de Camus nos deixam a impressão de que ele, malgrado a formação cristã em Argel, era um cético. De fato, as atrocidades da Segunda Grande Guerra derrubaram os ícones do autor de O mito de Sísifo – Deus, o Partido Comunista, as instituições políticas, as ideologias.

Ronaldo Werneck
MEU TEXTO SOBRE ZEQUINHA DISPONÍVEL NO SITE DO MAM
Passei cerca de 40 dias na Argélia em 1979. Representante da Cacex na Feira Internacional de Argel, às vezes respondia pelo stand do Brasil enquanto nosso presidente, o Secretário do Itamaraty Antonino Gonçalves, ia a Genebra ou a Paris para resolver alguma pendenga diplomática.

Jorge Elias
DERIVA: PALAVRA SEM LUGAR
Dois meses antes de a pandemia iniciar, eu estava admirando o pôr do sol, quando um diálogo entre uma menina e seu pai me chamou a atenção. Ela disse: Pai, sabia que o mundo veio do reto? Pronto, isso é a beleza. Sem querer, aquela criança colocou seu carimbo de posse na palavra “reto” .

Carlos Trigueiro
A VARINHA DO MARKETING
Nossa literatura infantil cresceu. Ganhou prêmios internacionais. Aprimorou forma e apresentação: capas, projetos gráficos e ilustrações nada ficam devendo às publicacões estrangeiras. Diversificou temas, indo alem dos clássicos brasileiros e do tradicional repertorio europeu (contos de fadas).

Enéas Athanázio
O CAVALO DO BURACO
Foi então que ouvi bufos estranhos e ruídos abafados. Correu-me um frio pela espinha e pensei em voltar, mas eu nunca me perdoaria. Apertei a arma nas mãos e continuei avançando, creio que tremelicando. Não tardei a avistar uma cena nunca imaginada. Havia no chão um grande buraco redondo, quase entupido por galhos e folhas, e...

Irene Serra
SAMAMBAIAS E FLORES
Pelo menos cinco anos se passaram até que, na última primavera, um brotinho surgiu aqui, outro ali, e a renda portuguesa desabrochou. Repolhuda e sorridente. Era hora de cortar um rizoma e plantá-lo em outro xaxim, que continuava calado. E em muito pouco tempo, surpresa!

Francisco Simões
HOJE COMO ONTEM
Mas sabemos que não somos nós que comandamos nossas vidas, sob certos aspectos, não mesmo. Tem uma força que poderemos chamar de Deus ou algo assim que controla tudo e orienta nossos caminhos. Que me desculpem os bons amigos ateus.

Milton Ximenes
CARTA DE MACEIÓ
Deixou-me uma lembrança simpática e “suavemente” barulhenta, que, no momento, está acomodado na grande gaiola rotativa, lá na sala: o seu então papagaio, o Quequé, de quem eu já era grande admirador, principalmente quando deixado lá em casa pelo seu “dono”, ao se ausentar, ou mesmo viajar...

Carol Campos
SEM ELA
Preciso dizer que, com ela, aprendi sobre amor incondicional. Porque os animais são assim: amam com todo o coração. Mesmo naquele dia em que você chega cansada em casa e não dá a menor bola pra nenhum truque com bolinhas que ele esteja fazendo claramente pra chamar sua atenção.





 


 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner (i.m.)
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Beatriz Junqueira Pereira
Bhuvi Libanio
Bruno Kampel
Cândido Luiz Fernandes
Carlos Trigueiro
Carol Campos
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares (i.m.)

Enéas Athanázio
Fábio Lau
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels
Milton Ximenes Lima
Müller Barone
Nilza Amaral

Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Ronaldo Werneck
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sergio Faraco
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Valesca Pederiva
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter