Clique na imagem e venha nos
visitar no Facebook.
Rio de Janeiro, 16 de agosto, 2018 - Edição nº 1.089


   Colunistas  

Carlos Trigueiro
ARRASTÃO DE MEMÓRIAS AMAZONENSES

Sou amazonense dos igarapés, batelões, barrancos e igapós; roedor de pupunhas, buritis e tucumãs; aprendiz de pescador de jaraquis, sardinhas, piramutabas, tambaquis, curimãs e tucunarés; comedor de biribás derrubados com varas improvisadas ou pedradas de mão cheia; chupador de nacos de ingá, marimari e biribás apanhados, partidos ou...

Bruno Kampel
IPANEMA

Mais que da Ipanema dos 80 (eu já estava no exílio) sinto saudade da dos 60 e 70. Sim, do boliche ao lado da Igreja Nossa Senhora da Paz. Dos chopinhos do Castelinho. Dos baratos nas boates nada baratas. Das corridas de submarinos no Arpoador. Na verdade, sinto saudades de mim.

Eduardo Fares
DOLORIDAS REFLEXÕES
Daqui, de meu modesto anfiteatro, me solidarizo com ele. Dou-lhe a compaixão que nada me custa. Dou-lhe meu desejo para que a vida seja mais acessível, o que também nada me custa. Enfim, dou-lhe o que me sobra, ciente de que é muito pouco perante as angústias que o afligem.

Pedro Franco
PERGUNTAS DE 2018

Não sou candidato, pior, até agora, fins de julho de 2018, nem tenho candidatos e sempre fui contra o voto nulo. Já defendi a teoria do menos ruim e depois chorei as lágrimas de esguicho do Nelson Rodrigues. Enfim, enfim está em moda, quando teremos outro Nelson Rodrigues?

Francisco Simões
ESTE MUNDO CONECTADO
Recentemente nós passamos duas semanas no Rio, mais especificamente em Ipanema, como ocorre todo ano. Não contávamos com a brutal mudança de tempo e com o frio e a chuva quase constante que também iriam chegar por lá. Barbaridade.

Enéas Athanázio
O OLHO DO TSAR
Nascido na Finlândia, então integrante do Império Russo, filho de um agente funerário fiel ao Tsar, Pekkala foi enviado pelo pai a Moscou para integrar o Regimento Finlandês, tropa de elite da estrita confiança do soberano. Em virtude de seu temperamento rebelde e...

Fábio Lau
TELEFONEMA SURPRESA
- Senhor Fábio, aqui é do banco tal e quero antes de mais nada dizer que não é trote. O senhor foi sorteado entre sete milhões de correntistas que estão no vermelho... - Peraí, você é do banco?

Milton Ximenes
PSIQUIATRAS E PACIENTES

O psiquiatra incentiva o paciente:
- Pode me contar desde o princípio...
- Pois bem, doutor! No princípio, eu criei o céu e a terra...

Marcelo Sguassábia
UM PARA O OUTRO
Tá certo que ele não era nenhum conhecedor profundo do moderno cinema dinamarquês. Mas ela também não era nenhuma marchand francesa especializada na fase azul de Picasso ou nas esculturas de Rodin.

Müller Barone
LIVROS E GRIFOS
Tenho muita pena de livros sem grifos. Eles são como crianças cujos pais nunca lhes deram um agrado, um beijo, um abraço. Livros sem grifos são livros que choram, e é um choro tão triste, tão contido que as lágrimas não vertem, vertessem, se tornariam grifos, riscos, asteriscos.

Frei Betto
NEYMAR, O FRACASSO SOBE À CABEÇA
Gigante adormecido não é apenas o Brasil. É também a nossa seleção, desde a conquista do pentacampeonato e do fracasso nas últimas copas. Hoje, o que parece uma simples partida entre dois times é, para cartolas e investidores, um laboratório destinado a transformar gatos em leões.

Braz Chediak
QUEM SABE?
Com o frio cortante que tomou conta de nossa aldeia, ontem à tarde fui a pé a um serralheiro num bairro pobre da periferia. As ruas estavam vazias, apenas algumas crianças soltavam pipas, ou jogavam futebol com uma bola de borracha. As janelas estavam todas fechadas, talvez por causa do vento.


 Arquivo dos Colunistas

Affonso Romano de Sant'Anna
Airo Zamoner
Ângela Maieski
Alberto Cohen
Antonio Carlos Fester
Antonio Prata
Antonio Nahud
Antonio Sergio Mendonça
Arlete Moreira dos Reis
Artur da Távola (i.m.)
Braz Chediak
Bruno Kampel
Carlos Trigueiro
Chico Alencar
Cissa de Oliveira
Eduardo Fares
Fábio Lau

Enéas Athanázio
Flávio Barreto
Francisco Simões
Frei Betto
Giselle Serra
Helga Szmuk (i.m.)
Irene V.M. Serra
Isabel Vasconcellos
Jacqueline Bulos
Jorge Elias Neto
Lílian Maial
Luiz Carlos Amorim
Luiz Carlos G. Guedes
Marcelo Sguassabia
Marciano Vasques (i.m.)
Marcos Antonio de Azevedo
Maria de Fátima B. Michels

Milton Ximenes Lima
Müller Barone
Norma Bruno
Odete Ronchi Baltazar
Pedro Franco
Renzo Sansoni
Rica Perrone
Ricardo Kotcho
Roberto Vieira Machado
Rosa Pena
Rui Martins
Sarita Barros
Sheila Sacks
Sonia Alcalde
Ulisses Tavares
Viegas Fernandes da Costa
W. J. Solha


Arquivos Especiais

Breviário dos políticos
Contos Brasileiros

Contos Franceses
Crônicas de Sempre

Entrevistas
Expressão Poética
Guardiões do Saber -  Jung
Guardiões do Saber -  Lacan

Imortais
Memória do Esporte
Opinião Acadêmica
Repórter