15/05/2015
Ano 18 - Número 936


Venha nos
visitar no Facebook


 



Antonio Carlos Fester


Breve currículo:

Antonio Carlos Ribeiro Fester (São Paulo, 1943) é mestre em Letras pela USP (1985), com dissertação sobre o teatro de Abílio Pereira de Almeida, orientado pelo Prof. Décio de Almeida Prado.

 Foi bolsista do Curso Interdisciplinar do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, na Costa Rica (1988), e cursou a Escola de Governo, em São Paulo (2.000).

Tesoureiro municipal da capital paulista, por concurso público (1966), aposentou-se em 1995. Entre outras atividades, lecionou Literatura nas Faculdades Metropolitanas Unidas (1978-1987).

Membro da União Brasileira de Escritores, integrou sua diretoria em diversas gestões, bem como a da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.

Ultimamente, além de palestras em diversas cidades do Brasil, tem ministrado cursos de Direitos Humanos na PUCSP e no Instituto Sedes Sapientiae.

 

Publicações:

Justiça e Paz – Memórias da Comissão de São Paulo. SP: Edições Loyola, 2005.

O mar tem várias cores (contos). SP: Duas Cidades, 1979; 2ª ed. em 1981.

O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns. Ricardo Carvalho (org.). SP: Instituto Vladmir Herzog, 2013 (coautoria)]

Educação em Direitos Humanos. Lilia Maia de Morais Sales (org.). Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora, 2007 ( coautoria)

I Conferência Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Santo André: Direitos Humanos 1999. Santo André: Câmara Municipal de Santo André, Prefeitura Municipal de Santo André, 2001 (Coautoria).

Direitos Humanos : Educando para a Democracia. Programa Estadual de Direitos Humanos – Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 1998 (Revisor de conteúdos).

A Igreja em crise - Questões pendentes para seu terceiro milênio. AGUIRRE, Luiz Perez.  SP: Ática, 1996.(Tradução).

Educar para os Direitos Humanos (Coletânea de textos). Curitiba: Secretaria do Estado da Justiça e da Cidadania, Paraná, 1994, volumes 3 e 4 (Coautoria)

Ousadia no diálogo. Interdisciplinaridade na escola pública. PONTUSCHKA, Nídia Nacib (org.). SP: Ed. Loyola, 1993 (coautoria).

Experiências, San José da Costa Rica: Instituto Interamericano de Direitos Humanos,1991 (Coautoria e tradução).

Tema Gerador e a Construção do Programa. Ação Pedagógica da Escola pela via da Interdisciplinaridade. SP: Secretaria Municipal de Educação-Departamento de Orientação Técnica, 1991 (Coautoria).

Direitos Humanos e...SP: Ed. Brasiliense, v.1,1989; v.2, 1992 (Organizador).

Direitos Humanos - Um debate necessário. SP: Ed. Brasiliense, v.1,1988; v.2,1989 (Organizador).

Mais de cem artigos em jornais e revistas, especialmente nos jornais O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo, e O Escritor, da União Brasileira de Escritores.





Antonio Carlos Fester é mestre em Letras pela USP, escritor, palestrante, revisor de textos.
Membro da União Brasileira de Escritores é autor de Justiça e Paz – Memórias da Comissão de São Paulo (Loyola, 2005) e coautor de O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns (Ricardo Carvalho org, SP, Instituto W. Herzog, 2013), entre outros.
Emal antoniofester@uol.com.br