28/06/2013
Ano 16 - Número 846


 

Seja um
"Amigo da Cultura"

ARQUIVO ALBERTO COHEN

Alberto Cohen
em Expressão Poética

 

Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter



 

Alberto Cohen


Hurricane

 

 

Alberto Cohen, colunista - CooJornal

“Nenhum homem será prisioneiro se estiver liberto dentro de si mesmo”.
(Rubin “Hurricane” Carter, pugilista e escritor, negro,
encarcerado 22 anos por um crime que não cometeu).


Estive preso toda a minha vida. Tradições, costumes, normas, imposições, fizeram-me refém de esperanças e expectativas que não eram minhas, porém me foram tatuadas na alma, como aqueles números que substituem nomes de prisioneiros, suprimindo-lhes a verdadeira identidade.

Nadei oceanos e escalei montanhas, escravo da busca incessante e interminável do sucesso e da ascensão econômica e social impostos desde o nascimento. Apenas um robô, sósia na aparência do verdadeiro eu esquecido num alcatraz qualquer pelo crime de ser o original.

Degraus subidos e metas alcançadas distanciavam-me, cada vez mais, de mim como devia ter sido; dúvidas e insatisfações escondiam-se atrás de bens de consumo sofregamente amealhados; ternos de grifes e sapatos importados levavam-me por caminhos que, no cárcere, eu sabia não eram os predestinados.

De repente o caos, depois a luz! Grades arrebentadas, asas levando bem alto, acima de muros e preceitos. Fugitivo da prisão de mais de meio século, eu era livre e único, enfim. Triste às vezes, solitário sempre, mas embevecido com a maravilhosa e sacrossanta missão de ser poeta.

 

(28 de junho/2013)
CooJornal nº 846



Alberto Cohen
advogado, poeta e escritor
Belém, PA
albertolcohen@yahoo.com.br
www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-048.htm


Direitos Reservados