26/07/2013
Ano 16 - Número 850



ARQUIVO ALBERTO COHEN

Alberto Cohen
em Expressão Poética

 

Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter



 

Alberto Cohen


O rei deposto

 

 

Alberto Cohen, colunista - CooJornal

Depois de muitos anos de esforço e trabalho conseguira construir uma casa. Era simples como suas economias, mas para ele tratava-se de um belo palácio. Ali tinha o seu território: quartos, banheiro, sala com uma pequena televisão e um quintal onde os passarinhos pousavam e cantavam.

Jamais em sua vida fora tão feliz! Entre as quatro paredes esquecia-se das sequelas do mundo de fora e andarilhava como um pequeno imperador de um diminuto reino. Arrumava as coisas, mudava a posição das cadeiras, limpava qualquer pequena sujeira e assim por diante.

De manhã cedo quando tomava banho para ir ao trabalho, nascia novamente a cada dia. Possuía tudo: casa, família e passarinhos. Orava então por aquilo que Deus lhe permitira ter: seu pequeno mundo.

Alguns anos depois foi surpreendido por uma grande construtora que lhe fazia proposta de compra. Indignado, esbravejou por aquela audácia de quererem tirá-lo do seu lugar que tanto sonhara e no qual era tão feliz.

Aos poucos, a mulher e os filhos foram apresentando argumentos que debilitaram suas convicções: O preço era muito mais alto do que a casa valia e, além disso, receberiam um pequeno apartamento, terminada a construção do edifício.

Era um homem de família e diante de tantas ponderações acabou aceitando e negociando o imóvel adorado.

Hoje o nosso personagem reside num andar bem alto em um pequeno ap. Quando olha pela janela vê apenas outros prédios enormes que circundam o lugar, quase impedindo a visão do céu.

Às vezes, às escondidas, chora pelo reino que lhe foi tomado, transformando-o em escravo de elevadores. Onde estão os antigos vizinhos que conheciam seu nome e eram como parentes? Quem nesse enorme espigão sabe quem é ele? Onde está o quintal com mamoeiros? De passarinhos nem se fala... Ainda existem passarinhos...?

 

(26 de julho/2013)
CooJornal nº 850



Alberto Cohen
advogado, poeta e escritor
Belém, PA
albertolcohen@yahoo.com.br
www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-048.htm


Direitos Reservados