CooJornal - Revista Rio Total



   
Arlete Moreira dos Reis


Vou economizar energia elétrica


Porque compreendo a insatisfação de todos os brasileiros com as medidas governamentais, mas não posso ajudar a afundar o meu país, já tão aviltado pelas autoridades que o governam.

Porque tenho espírito patriótico e darei minha contribuição para que meus irmãos brasileiros não venham a sofrer tanto com esses cortes.

Porque sei que todos os maus brasileiros, aqueles que adoram as crises para se promoverem não sabem arranjar soluções, nunca souberam, estão sempre farejando desgraças para melhor instilar seu veneno, não contra o Presidente, Ministros e todos os coniventes, eles não são atingidos, nem lhes dão ouvidos, mas ao povo sofrido desta bendita terra.

Meu Brasil não é uma bosta de Pátria, não é uma merda de Pátria. Aqueles que o adjetivam assim, deveriam viver noutro país e deixá-lo, porque com essa denominação demonstram o quanto desconsideram o seu torrão Natal.

Os que foram exilados, mesmo com tudo que acontece aqui, corrupção, mentiras, falsos ufanistas, compreenderão o que quero dizer. Não há melhor país para se viver do que o Brasil, isto dito por muitos estrangeiros, de grandes e pequenas nações que as trocaram por nossa Terra.

O Brasileiro nunca soube dar valor ao seu chão. Se estiver tudo bem, ele não enxerga, vai sempre enaltecer o que é do estrangeiro, por isso ser chamado lá fora de macaco com muita propriedade.

A situação é mais grave do que se apresenta. Somente um dilúvio faria nossas hidrelétricas funcionarem a contento. Mas, não foi só a chuva que nos trouxe esta situação. O maior responsável, todos sabem, foram as autoridades deste país que desde 1994 não se preocuparam em investir no setor elétrico e não elaboraram uma política de investimento para a iniciativa privada, que deveria estar assumindo parte da responsabilidade. Foi humilhante à Nação o Presidente afirmar para milhões de brasileiros, que desconhecia o problema, quando ele mesmo, em 1994 afirmava: “Em setores como energia e comunicação, estamos próximos do estrangulamento e o colapso só não ocorreu devido ao menor ritmo de crescimento econômico da última década”.

Muitas usinas de produção de energia a gás natural poderiam estar sendo construídas pela iniciativa privada, se o governo não tivesse prometido privatizar as geradoras que já estão prontas. Isto desestimulou os investimentos privados.

Ao invés de dizer que não devemos economizar energia, deveriam explicar e difundir entre os milhões de analfabetos deste país, o quê vai acontecer se nos faltar energia. Não se ficará somente sem o conforto doméstico, outras implicações gravíssimas  acontecerão, principalmente com a água que bebemos, trazendo-nos epidemias.

Vamos tentar salvar o que deixaram deste país aos brasileiros.

Vamos economizar energia!!

Esta é a maneira de pensar de uma brasileira que ama o seu país e neste momento sofre com a desinformação do povo e mais ainda, com a irresponsabilidade dos que se dizem letrados.


Arlete Moreira dos Reis
advogada, escritora e poetisa 
arletemr@ig.com.br
 

http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-020.htm