01/03/2017
Ano 20 - Número 1.019

Venha nos
visitar no Facebook

 

Cristina Sant'Ana



GRATIDÃO

Uma reflexão sobre o tema

 


Dia desses andei lendo um texto sobre Reclamação, onde se dizia sobre seu reflexo em nosso cérebro e o tanto que esta atitude de reclamar impacta nossos neurônios negativamente. Confesso que fiquei assustada. Veja uma frase que retirei desse texto: “... Se você está sempre reclamando e menospreza o seu próprio poder sobre a realidade, você não pensa que tem o poder de mudar. E assim, você nunca vai mudar”.

Fico pensando que no decorrer da vida o que nos tem sido ensinado, o que mais aprendemos é reclamar das coisas, é ver tudo e todos o tempo todo com um olhar crítico. Precisamos estar atentos a essa atitude, pois ela acaba por nos afogar num mar de lamúrias que acaba por nos levar a uma vida infeliz e que não queremos... mas a nossa conduta nos levou a isso. A reclamação traz energia negativa que enche o ambiente de códigos energéticos negativos, que acabam por atrair tragédias, estragos e tristezas, ao passo que a Gratidão só traz Alegria. Experimente.

Pensando em tudo isso, resolvi fazer uma reflexão sobre a GRATIDÃO, que é uma atitude contrária à reclamação.

A Gratidão, diferentemente da reclamação, nos leva a enxergar o lado bom das coisas, dos acontecimentos e esperar o melhor. Ao reconhecer, agradecer e elogiar o que há de bom à nossa volta, estaremos nos mergulhando num mar de bênçãos. Gratidão é o reconhecimento do bem. Tudo que você agradece aumenta, expande. Atitudes de Gratidão geram uma corrente de harmonia, que se espalha, contagia e promove a reciprocidade.

A Gratidão não é um dom, uma habilidade com a qual já nascemos. É preciso aprender a ser Grato. A Gratidão nos traz benefícios no Agora e no futuro, ao passo que a reclamação tende a nos cortar as boas perspectivas futuras.

A Gratidão é um sentimento que nos liberta de preocupação, nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres das tensões do dia a dia.

A Gratidão nos ensina a enxergar melhor as coisas e a vida, não com os olhos, cuja visão está voltada para o material e ignora o sentido das coisas ou fatos. É com a mente, com o espírito que podemos perceber o que aquela situação está querendo nos ensinar ou trazer para nós.

Ao desenvolver o hábito de agradecer, você aciona a energia curativa do Universo e muda as circunstâncias e o ambiente que o cerca. Quando nos despertamos interiormente para o sentimento tão nobre de Gratidão, começamos a sentir gratidão por tudo, pelo ar que respiramos, por estarmos andando, vendo, ouvindo, falando e pelo simples fato de estarmos vivos. Passamos a dar mais valor à vida e a esta oportunidade ou dádiva de ter nascido aqui na Terra para aprender e evoluir. Ao compreender tudo isto, nos libertamos do sentimento de revolta, de não aceitação.

Demonstrar Gratidão mexe positivamente com o emocional de quem está agradecendo e de quem recebe o agradecimento. Traz energias positivas e também atrai coisas boas e sentimentos positivos.

Ter um coração grato, mesmo diante de situações difíceis, não é algo fácil de praticar. Mas saiba que ao praticar a Gratidão ocorrem benefícios na saúde física, emocional e mental e também melhora as relações interpessoais. Ao sermos gratos estamos afirmando que o bem está ao nosso redor, em nosso mundo e que existem muitas coisas boas, as quais nos trazem inúmeros benefícios.

Se a reclamação nos impede de mudar a nossa realidade, a Gratidão, por sua vez, possibilita mudar nossa atitude em relação ao momento presente e nos conduz à realização dos nossos anseios, através da aceitação deste momento que nos aflige.

Li uma mensagem que recebi pela internet em que foi publicado um ensinamento do Arcanjo Gabriel que dizia: “Gratidão é uma energia linda para escolher para vocês. Ela é pura e tem um efeito poderoso no seu momento do Agora e também em seu futuro. Vocês podem considerá-la como seu modo de enviar uma carta de amor ao Universo”. Achei-a tão linda que me emocionei.

Ser grato pelas coisas e pela pessoa que somos é um modo de dizer sim para a Vida. A Gratidão nos leva a pensar que o caminho pode ser sempre mais leve e que se esta possibilidade existe, é bom seguir o fluxo da Vida de peito aberto para recebermos o que ela nos traz. Devemos nos lembrar de que a Gratidão é uma atitude positiva em relação à Vida. Gratidão e Aceitação são primas-irmãs. Não se esqueça disso. Uma leva à outra.

Diante desta reflexão, fica um convite a você: Agradeça pela vida, pela família, pelos amigos, pela alegria, pela saúde, pela dor, pelo sofrimento, por tudo, pois a Gratidão nos remete a um Portal de Felicidade, muda nossa energia e parece que as coisas fluem de modo positivo em nossa vida, pois agindo assim, estamos demonstrando a nossa fé e confiança em quem nos criou e cuida de tudo e de todos. Estamos, como na fala de Arcanjo Gabriel, fazendo nossa declaração de amor ao Universo, que é puro AMOR.



(1º de março/2017)
CooJornal nº 1.019


Cristina Sant'Ana é psicóloga.
Belo Horizonte-MG



Direitos Reservados
É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da autora.