01/12/2013
Ano 16 - Número 1.103


 

ARQUIVO
Roberto Machado

 



Seja um
"Amigo da Cultura"


 

  Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Roberto Vieira Machado




POLEMIZAR NA INTERNET NÃO É UMA BOA
 

Roberto Vieira Machadoi - CooJornal, Rio Total



Hoje em dia, na Web, em particular nas redes sociais e aplicativos como Whatsapp, onde se formam grupos familiares e de amigos, não raro, vemos pessoas polemizarem, com consequências das mais desagradáveis. Uma lástima. Mas fácil de explicar.

Esses indivíduos estão se expressando de uma única forma, pela mensagem de texto, ou seja, pela linguagem escrita. Ora, sabemos que o ser humano se comunica por diversos modos e não somente dessa maneira que, a propósito, não é a mais rica forma de se comunicar. Nós nos fazemos entender principalmente pela palavra, pelo olhar, por gestos, pela entonação da voz, pela expressão corporal.

Além do mais, usando-se apenas a escrita para uma discussão, é fácil perceber o risco de não se fazer entender como gostaríamos. Ela está sujeita a influência cultural, regional (regionalismo) e até familiar. É comum uma palavra ou uma frase adquirir uma conotação familiar. Então, certas palavras ou colocações para mim, por exemplo, podem não ter o mesmo significado para você.

Portanto, discutir pela internet é uma péssima pedida, um risco grande de não se fazer entender corretamente e, como consequência, ter arranhado um relacionamento e até mesmo uma amizade. Já vimos pessoas se afastarem por causa disso.

Então vamos aproveitar as coisas boas que os meios de comunicação atual nos oferecem. Elas servem para nos aproximar, para estar em contato com pessoas que, de outra maneira, no dia a dia, se tornaria impossível. Vamos compartilhar coisas agradáveis e interessantes, mas cuidado com o bate-boca, com as discussões.

 


Roberto Vieira Machado,
dentista, fotógrafo amador
Belo Horizonte, MG
rvmachad@gmail.com
www.olhares.com/rvmachad
www.jcidades.com.br  
 

Direitos Reservados