25/10/2002
Número - 283

 


 

Sarita Barros



SEGUNDO TURNO

É amanhã. O País outra vez às urnas. Segundo turno. Lula x Serra. Oposição x situação. Esquerda x direita. Será que desta vez haverá mudança? Daremos um “basta”? Esse basta será suficiente para entrarmos no time “dos que sabem votar”? Ou, como sempre, todas as mazelas recairão sobre nossos ombros: estamos nesta situação porque o brasileiro não sabe votar, o povo é ignorante, cada povo tem o governo que merece e outras sandices mais?

É amanhã. Depois das dezessete horas o país será outro. Nossos pesadelos vão acabar. O dólar vai cair. Teremos emprego, saúde, assistência hospitalar, educação, transporte, segurança. A partir de amanhã tudo será diferente. Ganhe quem ganhar, segundo as promessas de campanha, o Brasil será outro. Os candidatos têm a fórmula secreta. Sabem tudo. Só não sei porque o Serra já não aplicou tudo isso que apregoa, pois, é ministro do atual governo.

É amanhã. Novo horizonte em descortino. A Amazônia estará a salvo. Adeus queimadas. Adeus narcotráfico. Adeus governos paralelos. Adeus violência. Adeus mortalidade infantil. Adeus injustiça social.

É amanhã. Estaremos com um pé no primeiro mundo. Nossos políticos deixarão barganhas, politiquices, trambiquices. Nossos juízes serão todos honestos. Lalaus nunca mais. A mídia só veiculará programas edificantes. Os três poderes trabalharão em parceria com bem-estar do país. Não haverá mais privatizações de empresas que estejam dando lucro. Os juros bancários deixarão de ser escorchantes. A taxa da poupança será equivalente à do cheque especial.

É amanhã. Teremos um só imposto. As grandes fortunas serão tributadas. O custo social das empresas irá diminuir. O funcionário deixará de ser o vilão nacional. O tomate não será mais culpado do acréscimo vergonhoso da dívida. A Previdência não será mais fraudada. Os benefícios sociais serão estendidos aos favelados. Todas as nossas cidades terão saneamento básico. As doenças da miséria serão banidas do nosso território.

É amanhã. Estou louca para que o dia de amanhã chegue e passe. Quero entrar o quanto antes nessa era de progresso, felicidade, alegria, paz. Só algumas horas nos separam da bem-aventurança em termos de país. Quando penso que daqui a algumas horas não haverá pobreza, injustiça, violência, desmandos, meu coração bate mais feliz. Oh Deus! Apenas algumas horas nos separam da consciência de cidadania, solidariedade e nacionalidade.

É amanhã. Amanhã mudaremos os rumos do País. Ganhe quem ganhar novo destino teremos. Em um dia destruiremos mazelas de cinco séculos. Em um dia construiremos um futuro, não importa os acordos feitos pelo atual governo e os que o precederam. Não importa as combinações internacionais, não importa que outros apertem os botões, não importa que outros movam os cordéis.

É amanhã. Porque existe esse amanhã, hoje somos felizes. Hoje somos vitoriosos. Hoje temos a sensação de termos poder. Hoje vamos dormir pensando que o mundo é nosso...



(25 de outubro/2002)
CooJornal no 283
    


Sarita Barros
produtora cultural, poeta e escritora
RS  
barros@alternet.com.br
  
http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-02.htm