16/11/2018
Ano 22 - Número 1.101

 

ARQUIVO SIMÕES

Francisco Simões
em Expressão Poética

Venha nos
visitar no Facebook

 

Francisco Simões



A INTERFERÊNCIA SOLAR

Francisco Simões, colunista - CooJornal


Antes nosso sistema de televisão era simples, nada sofisticado, muito pelo contrário. Pagávamos uma empresa que nos fornecia os canais de televisão, mas a imagem era aquela de sempre a que já estávamos acostumados e que todos tinham.

A mesma empresa continua a nos fornecer os mesmos canais e mais alguns que entraram depois. O nosso plano é muito bom e se temos uns cem canais disponíveis a verdade é que jamais usamos todos eles. Temos os nossos preferidos como acontece com outras pessoas, claro.

Entretanto de uns tempos para cá a Tv no Brasil passou a adotar aos poucos o moderno sistema de TV Digital, ou HD. Claro que a nossa empresa igualmente aos poucos foi se adequando a nos oferecer a imagem melhor, segundo dizem, ou a imagem digital.

Se alguns julgam que estamos vibrando o fato é que farei revelações incríveis que em certos dias, ou certas semanas, nos levam quase à raia da “loucura”. Por quê? Muito simples, amigos e amigas. Vou contar-lhes o que se passa aqui conosco seja na televisão com imagem HD seja na internet, esta que já temos há cerca de uns 12 anos.

Conforme o dia nós temos que nos conformar com uma imagem, realmente excelente, todavia sujeita de quando em vez a interferências que entram e que saem isto quando não tiram totalmente a imagem do ar e nos deixam sem TV. Isto ocorre muito de dia.

Eu que defendo com unhas e dentes a tal empresa e que sou dos clientes mais antigos dela tenho que suportar vez ou outra a pressão de familiares querendo que eu troque para outra empresa.

Isto não me agrada e nem parece que indica qualquer solução já que estou sabendo por outras pessoas, que usam imagem digital, tanto através de empresas como de sistemas particulares e que sofrem as mesmas interferências. Considerando estas informações vejo que trocar simplesmente não é a solução mesmo.

Muitos de vocês que me leem se puderem façam-me o favor de dizer alguma coisa para ver se eu entendo a expressão que estão usando e muito por aqui que é a tal de “interferência solar”. Será que o nosso astro-rei, o Sol, é que anda bagunçando este sistema tão moderno, tão atual, e algumas vezes impedindo totalmente a imagem de ser vista por nós? Pior que é verdade embora isto ocorra, segundo alguns técnicos, apenas duas vezes por ano. Tem a ver com satélites que eles usam etc e tal.

Curiosamente a internet que eu uso nesses anos todos também padece do mesmo mal, pois deu em alguns dias de cair sem mais nem menos. Como pode ser isto, amigos e amigas? Ora tenho internet ora ela some e nada posso fazer. Internet sendo submetida a interferência solar que a tira completamente do ar também?!

Ocorre que um técnico que veio aqui em casa mais recentemente confirmou a tal de “interferência solar”, mas nos afirmou que ela ocorre mesmo só umas duas vezes ao ano e pega o sinal tanto da TV como da internet.

Imaginem que já devo conhecer toda a equipe de técnicos da referida Empresa, visto que ultimamente eles têm vindo aqui em casa com uma frequência fantástica, inacreditável mesmo. O pior é que os caras já trocaram tudo que podiam trocar, tanto peças quanto fios internos e externos e a situação se repetia sempre.

Os técnicos são competentes, fazem todo tipo de teste quando cá estão e eles mesmos andam ficando meio loucos visto que em certos dias mal eles saem logo depois eu ligo para a tal empresa porque os problemas voltaram a ocorrer após eles irem embora e deixarem tudo em ordem.

O que alguns deles não haviam checado era o sinal externo no nosso bairro, na nossa rua, mas de um transformador há coisa de um quarteirão de nossa casa. Foi o técnico que veio há poucos dias que desconfiou do sinal que chegava na corrente externa e deu o alarme para a empresa.

Mandaram então outra equipe que se juntou a ele e testou o tal sinal num outro poste, como eu já disse há cerca de um quarteirão de nossa casa. Os caras trabalharam muito e bem e melhoraram significativamente o nosso sinal tanto da TV quanto da internet. Por isso estou até podendo redigir este texto hoje.

Só que eu tenho falado com outros parentes que usam sistemas diferentes e até mesmo particulares e eles me dizem que a Tv deles igualmente anda a passar em certas fases do dia pela tal de “interferência solar”. Curiosamente à noite isto não acontece.

Outro dia eu e minha esposa fomos à consulta anual com nosso cardiologista aqui de Cabo Frio, o Dr. Ricardo. A certa altura olhei para a Tv na sala de espera, televisão que parece usar também o sistema da mesma empresa que nós, e a imagem sofria interferências tais que ficava difícil acompanharmos as cenas do filme em exibição. Seria a referida “interferência solar”? Mas ela já terminou, segundo eu soube.

Estou ficando cansado. Prestigio por demais a empresa que usamos e os seus técnicos, pois eles têm a maior boa vontade em nos ajudar, mas infelizmente quando ocorre a tal de “interferência solar” ela parece ser invencível pelas técnicas humanas. Entretanto o técnico que veio a nós outro dia garantiu a mim que tomara todas as providências de forma que não ocorreriam mais problemas nem desculpas sem fundamento, algumas vezes. Tomara que ele esteja certo.





Francisco Simões
escritor, poeta, fotógrafo (expositor), ex-radialista
Rio de Janeiro
Conheça um pouco mais de Francisco Simões
http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-021.htm
http://www.riototal.com.br/expressao-poetica/francisco_simoes.htm
www.francisco-simoes.com



Direitos Reservados
É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor.