18/10/2013
Ano 17 - Número 862


 

ARQUIVO SIMÕES


Francisco Simões
em Expressão Poética

 

Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Francisco Simões

 

A LADY DE PATAS E MUITO CHARME


 

Francisco Simões, colunista - CooJornal

Já falei algumas vezes sobre os nossos lindos cachorrinhos. Nós os amamos e eles fazem parte da família, com certeza. São três ao todo sendo que a mais antiga é a Tuane. Esta foi dada de presente, ainda pequena, para Grasiele, filha de Marlene.

Tuane está hoje com doze anos de idade. Temos uma coleção bem grande de fotos de todos os três amigos aos quais dispensamos toda a melhor atenção, inclusive no que se refere ao atendimento médico. Touche, por exemplo, já fez até eletrocardiograma recentemente e Safira passou por três cirurgias em apenas doze dias numa fase bem difícil da vida dela, e nossa, claro.

Tuane foi acostumada a viver pelo quintal, a nunca entrar em casa sem lhe ser dada licença. Assim sendo Tuane costuma dar uma escapada para a rua, sempre que alguém se distrai com a porta aberta. Ela nunca vai longe, costuma visitar a nossa vizinha do lado direito e de lá não passa.

Numa das fotos que acompanham este texto vocês verão Tuane “bisbilhotando” pela janela da casa de trás onde mora a mãe de Marlene com sua filha mais jovem e dois netos. Esta é uma iniciativa dela especialmente se perceber que há osso sobrando após o almoço da turma por lá.


Ela é um amor de cadela, adora atenção e carinho. Quando chegamos da rua ela vem sempre ao nosso encontro e “cobra” uma carícia em seu corpo. Touche e Safira hoje fazem o mesmo. Para compor este texto tratei de pegá-la em alguns flagrantes embora aqui só caibam três fotos. As outras eu ponho no arquivo imenso que mantenho no computador.

Quando Lena ainda morava na casa antiga Tuane tinha uma casinha simples de papelão, mas hoje ela desfruta de uma casa bonitinha de madeira apropriada para cães. Na segunda das fotos que acompanham o meu texto vocês verão Tuane se alimentando tendo ao fundo a casa onde ela dorme e fica parte do dia.


Marlene cuida com muito carinho da “residência” de Tuane, limpando-a, desinfetando-a periodicamente e até bolou uma cortina e a colocou à entrada do “lar” da nossa querida Tuane. Na foto a cortina foi aberta propositadamente.

À noite, se faz bom tempo, antes de ir dormir Tuane costuma circular pelo quintal, pela varanda e pela garage e se percebe algum ruído no silêncio da noite cuida de latir. Quando faz frio ou chove ela se recolhe logo cedo.

Tuane, desde pequena, sempre foi avessa a cachorros machos, só abriu uma exceção ao nosso lindo Touche, mas isto após muita insistência deste durante um longo tempo desde que eu ainda visitava Lena em sua casa antiga. Os dois somente vieram a ficar bons amigos e até bem íntimos quando Marlene já morava nesta nova casa e a presença de Touche aqui passou a ser mais constante.

Como eu já disse, ela dificilmente entra em nossa casa sem permissão e mesmo nós a chamando ela às vezes costuma hesitar antes de nos atender. Numa dessas entradas Tuane me proporcionou fazer um flagrante maravilhoso, como tantos outros que tenho dela, o que verão na terceira foto deste texto.


Reparem que ali ela é a própria lady de patas e com muito charme. Ela está sentada no sofá da sala de Marlene, de frente para a televisão e com uma das patas sobre o controle remoto como se estivesse a mudar de canal à sua vontade. Reparem também na expressão altiva de Tuane.

Quem não está acostumado a conviver com esses amiguinhos talvez não entenda tanto amor, tanta afeição, e tanto cuidado que damos a eles cuja retribuição nós recebemos diariamente. E como recebemos.

Touche e Safira dormem em nosso quarto cada um em sua caminha, ele do meu lado e Safira do lado de Lena. Mas hoje eu queria mesmo era falar da nossa queridíssima Tuane especialmente aos que ainda não a conheciam.



(18 de outubro/2013)
CooJornal nº 862



Francisco Simões
escritor, poeta, fotógrafo (expositor), ex-radialista
Rio de Janeiro
fm.simoes@terra.com.br
Conheça um pouco mais de Francisco Simões
http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-021.htm
http://www.riototal.com.br/expressao-poetica/francisco_simoes.htm
www.francisco-simoes.com

Direitos Reservados