1º/10/2016
Ano 20 - Número 1.000

 

ARQUIVO SIMÕES

Francisco Simões
em Expressão Poética

Venha nos
visitar no Facebook

 

Francisco Simões



ELEIÇÕES E DISPARATES

 

Francisco Simões, colunista - CooJornal



Quando este meu texto for divulgado provavelmente o primeiro turno das eleições deste ano de 2016 já terá ocorrido. Não importa. Enquanto eu escrevo vejo ou escuto candidatos a repetir as mesmas baboseiras, promessas que não serão cumpridas, como em toda eleição.

Todo dia e muitas vezes por dia, eles entram em nossas casas via TV e com aquela cara de pau habitual vão repetindo o que já disseram antes e se foram eleitos depois “esqueceram” e deixaram seus eleitores a ver navios. E fica por isto mesmo.

Por outro lado tenho que aguentar carros de som com volumes muito além do permitido a passar em nossa rua igualmente a fazer propaganda eleitoral, o que me parece nem mais permitido é. Todavia se é permitido, só o volume do som bastaria para o referido candidato ou candidata ter seu registro cassado, se este país fosse sério, mas quem o fará?!

Não sou contra eleições até porque sou um democrata e sei que sem política o que nos resta é uma ditadura. Embora já tenhamos experimentado o mau gosto de mal disfarçada democracia com ares de autocracia e mandando em nós candidatos eleitos pelo povo, portanto vamos reclamar a quem?

Recentemente tivemos uma Presidente feminina cassada dentro, segundo dizem as autoridades, dos parâmetros legais admitidos pela nossa Constituição e pelas nossas Leis. Uns comemoraram outros não e o país segue navegando em águas meio turvas.

Digo turvas porque afinal pelo que se noticia quase diariamente na mídia é que há ainda muitos políticos em atividades denunciados em processos correndo na Lava Jato, em Curitiba, inclusive, segundo li neste dia em que escrevo este texto, o próprio e atual Presidente de nossa República que assumiu após a cassação da Presidente anterior. Ele era seu vice. É justo poupa-lo só para evitar eleições agora para Presidente? Que justiça é esta?

Mais uma vez eu soube hoje que o STF através de alguns de seus ilustres Juízes tenta fazer com que a Lava Jato analise, ou examine, ou pesquise a fundo várias denúncias contra políticos de variados partidos. Os que têm o maior número de indiciados parecem ser tanto o PT quanto o PMDB, mas não só eles. Será que aprofundarão mesmo as análises em cima de tantas denúncias ou ...

Entretanto estão também relacionados constantemente em denúncias que leio na mídia, políticos proeminentes do PSDB, PDT, e mais uns seis Partidos. Será que o ilustre Juiz Sérgio Moro da Lava Jato vai ter a liberdade, a independência suficiente e necessária para mergulhar fundo na análise das tais denúncias, muitas delas frutos de delação premiada?

E vamos caminhando para novas eleições. Vocês sabem que alguns dos atuais candidatos tanto a Prefeito como ao cargo de Vereador igualmente parece estarem envolvidos em denúncias junto à Justiça. E aí? Vão deixar alguns assumirem seus cargos para os quais serão eleitos e depois os cassarem?! Quanto disparate gente me desculpe, mas eu não aguento mais a situação política que vige em nosso país.

Estou nos 80 anos e já desisti até de votar. Afinal como outros amigos que tenho da velha guarda, eu me pergunto: votar em quem? Que candidato merece realmente, sinceramente, honestamente o nosso voto? Na cidade em que eu vivo o Prefeito parece que foi cassado e seu vice também, está uma zorra, amigos e amigas.

Salários atrasados e muito atrasados, desemprego sempre em alta, saúde e educação estão um caos, e não começou ontem, a cidade, seus bairros, estão cheios de lixo por todo lado e ninguém vem retirar, já faz é tempo.

Saudades de minha Cabo Frio de antigamente, o meu lindo paraíso que sempre curti muito, todavia agora... e tem candidato prometendo verdadeiros milagres que sabem não poderão realizar em tempo tão curto quanto estão prometendo. Mentiras e mais mentiras, sempre mentiras.

E os candidatos devem achar que os desmandos, os desgovernos, a sujeira reinante ainda é pouca, pois seus asseclas espalham panfletos por toda parte, ajudando a manter nossa cidade como um depósito de lixo a céu aberto. Uma lástima. O mesmo deve ocorrer pelo Brasil afora.

Nos debates entre candidatos, pelo que tenho lido e ouvido na TV, reina o mesmo ambiente. Como mentem com aquela pose de Pinóquio querendo fazer o povo de otário, mas o pior é que muita gente com pouca formação, politicamente não preparado, acaba embarcando nessas canoas furadas.

Para minha cidade eu tenho um candidato preferido, até porque ele já deu mostras anteriormente de sua competência e seu interesse em servir a nossa gente. A Saúde e a Educação na época se não chegaram a uma nota 10 estiveram bem perto disto. Ele é uma exceção a esta regra onde outros candidatos praticam uma politicagem rasteira plena de mentiras e promessas que jamais serão cumpridas.

Vamos ver no que vai dar esta nova eleição de Prefeitos e Vereadores. Que a Democracia seja respeitada e nossa gente também. Depois eu prometo voltar ao assunto.
 


__________________________________________

Comentários sobre o texto podem ser enviados ao autor, no email fm.simoes@terra.com.br

(1º de outubro, 2016)
CooJornal nº 1.000



Francisco Simões
escritor, poeta, fotógrafo (expositor), ex-radialista
Rio de Janeiro
Conheça um pouco mais de Francisco Simões
http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-021.htm
http://www.riototal.com.br/expressao-poetica/francisco_simoes.htm
www.francisco-simoes.com



Direitos Reservados
É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor.