01/10/2018
Ano 22 - Número 1.095

 

ARQUIVO SIMÕES

Francisco Simões
em Expressão Poética

Venha nos
visitar no Facebook

 

Francisco Simões



VAMOS ÀS ELEIÇÕES

Francisco Simões, colunista - CooJornal



Pois é gente amiga, e vamos nós mais uma vez para as eleições e são majoritárias ou incluindo o Presidente da República. Confesso que a quantidade de Partidos e de candidatos é exagerada. Opinião minha, pessoal, mas sei que outros julgam da mesma forma.

Quanto ao posicionamento, o que vemos são candidatos que vão da esquerda até à direita, embora hoje em dia eu não entenda mais o que essas posições significam, é verdade.

Há também aqueles que se dizem de Centro. O que é isso, amigos? Parece que estes são os que não querem se comprometer com esquerda nem direita. O fato é que agora, numa reta final para as eleições, candidatos, baseados em pesquisas divulgadas por diversos órgãos, começam a procurar aliança com este e/ou aquele Partido ou candidato.

Estou hoje com 82 anos de vida como sabem e posso dizer que eu vivi várias situações políticas em nosso país o que não acontece com muitos eleitores que irão às urnas agora. Estes costumam não pesquisar sobre o passado político do Brasil e assim costumam se basear apenas em informações colhidas agora.

Claro que de alguma forma eu tenho as minhas preferências, entretanto confesso mesmo encontrar dificuldades para afirmar alguma coisa seja sobre que candidato for. Tenho lido textos opinando sobre a situação política que aí está e elas costumam ir de um extremo ao outro. Confesso novamente que não gosto de extremos, de forma alguma.

O que eu leio nem sempre me agrada, pois vejo que a paixão partidária toma conta de vários corações que escrevem e eu não gosto disso também. Não me recuso a ler e nem tenho opinado, todavia possuo cá a minha eventual preferência o que simplesmente não quero dizer que seja o mais certo, o mais correto, de forma alguma.

Nessa leitura, nos pronunciamentos e notícias diversas de variados órgãos, percebo que há tendências e mais tendências que nem sempre ficam escondidas quando alguém escreve ou fala. Quem o faz acaba sempre por deixar alguma ideia, mesmo que essa não seja a intenção, de influenciar sues leitores. Isto acaba por ser “normal”.

Não quero aqui deixar a imagem do “lavar as mãos”, mas também não me move o intuito de induzir ninguém a votar neste ou naquele candidato seja de que tendência for. Não é o meu caso. Não fujo da luta, entretanto prefiro ficar de fora ao escrever sem desejar levar a alguém a intenção de que este ou aquele, ou aquela candidato(a) é o ideal.

O que eu vivi é uma história de vida que passou por diversas tendências políticas neste país e assim eu, quando mais jovem e atuante em áreas de arte (crônicas, exposições de arte fotográfica e exposições em Mostras de filmes de curta-metragem pelo país afora) tive posicionamentos, claro que os tive, assim como acabei no banco dos réus umas duas ou três vezes especialmente quanto a filmes por mim produzidos.

Mas isto não importa agora. Apenas quero encerrar este texto dando-lhes uma informação que julgo ser importante, já que traz à tona erros de julgamentos ou interpretações equivocadas. Muita gente que nasceu mais recentemente conclui geralmente por ouvir dizer, e aí depende de quem a pessoa ouve ou com quem fala ou quem lê.

Tenho o endereço de certa reportagem que retirei do site de notícias do meu provedor o Terra e que ofereço à leitura de todos vocês se desejarem saber o que já vivemos ou o que aconteceu antes durante um regime que durou cerca de 20 anos. Por quê? Só para esclarecimento de equívocos algumas vezes divulgados. Leiam por favor, amigos e/ou amigas:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/mito-%e2%80%9cna-%c3%a9poca-da-ditadura-militar-n%c3%a3o-tinha-corrup%c3%a7%c3%a3o%e2%80%9d/ar-BBNDvPU?li=AAggXC1&ocid=PerDHP






Francisco Simões
escritor, poeta, fotógrafo (expositor), ex-radialista
Rio de Janeiro
Conheça um pouco mais de Francisco Simões
http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-021.htm
http://www.riototal.com.br/expressao-poetica/francisco_simoes.htm
www.francisco-simoes.com



Direitos Reservados
É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor.