28/06/2013
Ano 16 - Número 846

 

Seja um
"Amigo da Cultura"


 

  Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Suely Buriasco


A mulher é o reflexo do seu homem

 

Suely Buriasco, CooJornal

Essa frase atribuída a Brad Pitt foi publicada junto a um texto na revista americana “Identity Magazine”, sob o título “Um Segredo de Amor” como sendo do ator sobre seu relacionamento com Angelina Jolie.* Brad teria revelado que o casamento com a atriz esteve próximo de uma ruptura, alega que “A minha mulher adoeceu" e esclarece como recuperou Angelina.

O texto traz um impecável rol de maneiras práticas e gentis para ser usado por qualquer marido que preze a relação e deseje conservá-la. Brad é brilhante ao relatar como ajudou a esposa a sair do processo de nervosismo, irritabilidade e tristeza que a estava consumindo. Diz ter mudado a postura e passado a elogiá-la, valorizá-la e enchê-la de mimos. “Podem não acreditar, mas ela começou a renascer, a florescer… Tornou-se ainda melhor do que era antes". Um relato marcante que demonstra o poder que o amor exerce na vida das pessoas.

Mas o que me incomoda é a frase que intitulei esse artigo: "A mulher é o reflexo do seu homem". Tudo bem se inserida no texto, mas assim de forma geral pode gerar enganos perigosos. Qualquer pessoa que esteja em dificuldades, independente do sexo, tem maior possibilidade de vencer e refazer-se quando se sente amada e protegida. Penso que não há discussão nesse sentido, no entanto, essa não é ou não deveria ser uma situação "sine qua non". A relação de dependência que parece explicita na frase, ao contrário do que possa parecer, não é sadia. Ninguém pode depender de outra pessoa para resolver as suas dificuldades e superá-las; esse poder é pessoal e intransferível.

A dependência emocional é um dos grandes entraves que as pessoas enfrentam na intimidade da vida a dois. Muitas pessoas, e aqui não me refiro ao caso particular citado, com o tempo vão perdendo a própria individualidade e passam a ter suas emoções geridas pelo cônjuge dominante. Entretanto, sabe-se que uma relação sadia só é possível quando duas individualidades distintas se propõem a compartilhar uma vida juntas. Nesse caso é bom que se esclareça que ninguém é reflexo de ninguém, que cada um é a própria imagem querendo somar com o outro.

Assim, claro que um amor correspondido, a presença de alguém com atitudes tão nobres como as de Brad Pitt são grandes motivadores para o bem estar de qualquer pessoa. Mas é importante ter em mente que na falta delas uma mulher também consegue se reerguer e transformar a própria vida!

*Página do facebook da revista com o artigo citado. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=541613729233955&set=a.407971972598132.
96812.237097523018912&type=1&theater




(28 de junho/2013)
CooJornal nº 846


Suely Buriasco é mediadora de conflitos
MS
www.suelyburiasco.com.br



Direitos Reservados