Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter



 


W.J. Solha



O escritor, poeta, dramaturgo, ator e artista plástico Waldemar José Solha nasceu em Sorocaba (SP) em 1941 e mora na Paraíba desde 1962. É autor de livros como “Israel Rêmora”, “A Verdadeira Estória de Jesus”, “A Batalha de Oliveiros” e “História Universal da Angústia”.

Entre os romances que assina também estão “A Canga” (2º prêmio Caixa Econômica de Goiás), “Zé Américo Foi Princeso no Trono da Monarquia” e “Shake-up”, além do poema longo “Trigal com Corvos”, publicado pela Palimage, de Portugal, em 2004 – que recebeu o Prêmio João Cabral de Melo Neto 2005 como melhor livro de poesia do ano anterior –, e “História Universal da Angústia”, Prêmio Graciliano Ramos 2006 e finalista do Prêmio Jabuti 2006. Sua obra mais recente no campo da literatura é o romance “Relato de Prócula”.

W. J. Solha tem passagens também pelo teatro. Escreveu “A Batalha de OL contra o Gigante Ferr”, “A Verdadeira História de Jesus”, “Os Gracos”, “A Bagaceira”, “Papa-Rabo”, “Burgueses ou Meliantes”, e “A Batalha de Oliveiros contra o Gigante Ferrabrás”. Trabalhou como ator nos filmes “O Salário da Morte”, dirigido por Linduarte Noronha; “Fogo Morto”, por Marcus Farias; “Soledade”, por Paulo Thiago; “A Canga”, com direção de Marcus Vilar, e “Lua Cambará”, de Rosemberg Cariry.



wjsolha@superig.com.br 



Direitos Reservados