FRANCISCO 
      SIMÕES

CURRÍCULO


Aos 17 anos eu já trabalhava no rádio paraense (Marajoara e Rádio Clube do Pará) por concurso. Fui locutor, produtor de programas e escritor de crônicas diárias.

Durante cerca de 20 anos pertenci ao quadro da ABAF – Assoc. Brasileira de Arte Fotográfica (Rio). Naquele período ganhei mais de 1000 premiações nos salões mensais e anuais da ABAF. Destaco “Prova do Mês” e “Prova do Ano”que venci em várias oportunidades. Durante o auge da bitola super-8 produzi vários filmes de curta-metragem durante o regime autoritário. Participei de muitos eventos do gênero pelo Brasil, principalmente os realizados em Universidades e Centros de Treinamento Profissional como o CEFET de Curitiba. Logrei ganhar vários prêmios de destaque naqueles Festivais e Mostras com filmes basicamente apresentando crítica social e política. Algumas vezes tive problemas, mesmo sendo um trabalho amador, com a Censura da época. 

Trabalhei por 30 anos no Banco do Brasil onde fui não só bancário mas também professor, coordenador e programador de cursos, chefe de um grupo que produzia módulos áudio-visuais para palestras e aulas, Assessor no Gabinete da Presidência da PREVI do BB entre 1982 e 1986 quando me aposentei. 

Após a aposentadoria parti para exposições de minhas “Fotografias Artesanais” a um público maior que o da ABAF onde convivera com grandes mestres por 20 anos. Realço as seguintes Exposições: “Na Sala de Arte do Jardim Botânico (RIO); no Espaço Cultural do Planetário (RIO); no Salão de Arte da AABB-Lagoa (RIO); no CHARITAS, em Cabo Frio (RJ), uma individual mais duas no Espaço Cultural de lá em exposições coletivas de ARTE VERÃO e mais recentemente na Biblioteca Municipal Walter Nogueira com 20 fotos e 20 poesias; no transatlântico “Eugênio-C”, em viagem para a Europa, no Salão Âmbar e no Corredor de Arte daquele navio; na APAF-Assoc. Portuguesa de Arte Fotográfica, em Lisboa, Portugal; no Espaço Cultural da Prefeitura de Terezópolis (RJ); na Galeria de Arte da artista plástica Lenita Holtz, em Teresópolis, etc. No dia 11.novº.2000 a Câmara de Vereadores de Cabo Frio (RJ) concedeu-me o título de “Cidadão Cabofriense” pela divulgação graciosa que faço há anos daquela cidade que tanto amo através de vídeos amadores mas com toque de profissionalismo em sua produção bem como através de “Fotografias Artesanais”e exposições em Cabo Frio e fora dela. Em 1994 voltei a escrever poesias o que parara de fazer há muitos anos. 

Francisco Simões. 
 

CURRÍCULO ( Poesias )

PARTICIPAÇÕES E PRÊMIOS ATÉ ESTA DATA 

Concursos e Mostras: 

"EXPRESSÃO DA ALMA" (4ª edição – RIO) – Melhor Poesia Modernista com DERRADEIRA SOLIDÃO; Melhor Crítica Social com É NATAL; Melhor Poema-Crônica com MEIA-NOITE (Dezº / 1999)

"AMOR E PAIXÃO – O EROTISMO NA LITERATURA" ( Litteris Editora – Rio) – O poema TU foi selecionado entre os 20 melhores poemas premiados e integra a Antologia do Concurso. (Setº / 2000) 

"ÁGUA NO TERCEIRO MILÊNIO" – (Ed. Bianchi de Montevidéo e Ed. Pilar do Brasil, com apoio da "aBrace") – O poema ALERTA foi selecionado para integrar a Antologia de Literatura Internacional do concurso. (Agosto / 2000)

"7º CONCURSO NACIONAL DE POESIA DA AABB-LAGOA" (Rio) – O poema TEMPO DE CORVOS classificou-se em 2º lugar entre apenas 3 premiados. ( Setº / 2000 )

"EXPRESSÃO DA ALMA" ( 6º edição – Rio ) – O poema SORRISO BRASILEIRO foi premiado como um dos 20 melhores do concurso e o DERRADEIRA SOLIDÃO eleito novamente como a Melhor Poesia Modernista. (Julho ‘2000)

"CONCURSO DE POESIAS – PRÊMIO CATARATAS"( Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – Paraná ) –O poema MEIA-NOITE foi classificado em 2º lugar tendo um prêmio de R$700,00. (Outº / 2000) 

"V CONCURSO NACIONAL DE POESIA FRANCISCO IGREJA" ( APPERJ – Rio ) – O poema TEMPO DE CORVOS foi selecionado para integrar a Antologia do Concurso. ( Setº / 2000 ) 

"SELETIVA DE NOVOS POETAS BRASILEIROS" ( Câmara Brasileira de Jovens Escritores – Rio ) – O poema ALELUIA foi incluído no volume 8 do livro "Painel Brasileiro de Novos Talentos" e no Catálogo Brasileiro de Poesia Contemporânea. Consta também, em página aberta pela C.B.J.E., na Biblioteca Virtual deles que fala do meu trabalho. ( Outº / 2000 ) 

"MAIOR VARAL DE POESIA DO MUNDO" ( Cabo Frio ) – Realização do poeta Maurício Cardozo com apoio da Secretaria de Educação e Cultura da cidade, com cerca de 5.000 poesias. Participei com 37 poemas. ( Em 20.10.2000 ) 

"III CONCURSO NACIONAL DE POESIA" (Jornal Rio Notícias) – O poema CONDOMÍNIO DE AREIA foi classificado em 6º lugar entre os 20 premiados. ( Outº / 2000 )

"MOSTRA INDIVIDUAL DE POESIA E FOTOGRAFIA" – Realização da Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira, de Cabo Frio, com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura da cidade – Expus 20 poesias e 20 Fotografias Artesanais, durante 35 dias ( Setº / 2000 )

"CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA DO CANTINHO DO POETA II"- (Londres – Inglaterra ) - O poema SORRISO BRASILEIRO foi selecionado com mais 59 e participa da Coletânea de Poesia Internacional deles e de um áudio-CD, ambos com divulgação internacional. Concorreram 498 poesias de vários países. ( Novº / 2000 ) 

"CONCURSO LITERÁRIO DO MOVIMENTO MIRINHA" ( Rio Grande – RS ) – O poema É NATAL foi incluído na Antologia do referido Concurso. ( Novº / 2000 ) 

"IV CONCURSO LITERÁRIO ALPAS XXI" (Cruz Alta-RS) – O poema É NATAL foi classificado em 3º lugar / Os poemas MEIA-NOITE, TEMPO DE CORVOS, A MANHÃ SEGUINTE e DERRADEIRA SOLIDÃO mereceram Destaque Especial – Os 5 poemas figuram na Coletânea Vínculos – 2001, em português e espanhol, editada pela ALPAS XXI. (Abril/2001)

"CONCURSO ESCRITOS FEITOS DE AMOR" (Casa do Novo Autor Editora – S. Paulo) -- O poema TU foi selecionado para integrar o livro de poesias que leva o título do concurso. (Fevº / 2001) e incluído na Revista UK-MAGAZINE BRASIL, do Cantinho do Poeta, de Londres, nº 1, na página 30 (abril/2001). 

"II CONCURSO DE POESIA DA REVISTA POESIA PARA TODOS" – Rio de Janeiro -- O poema MEIA-NOITE foi classificado em 1º lugar, e publicado na Revista Poesia para Todos, nº 2.

"ANUÁRIO DE ESCRITORES 2001", da Editora Litteris-Rio de Janeiro, incluiu meu poema MEU QUANDO, por seleção de poesias de concursos anteriores que realizaram.

"I CONCURSO NACIONAL DE POESIAS PAPIRO – Alternativo Cultural" – (Santos – SP) – O poema EXCELÊNCIA ganhou Menção Honrosa. (Maio/2001)


"POÉTICA 2001" – Recanto das Artes (Gesmil) – Sorocaba – Concurso dividido em 4 etapas. Na 1ª meu poema O SAPO E O POETA foi selecionado; na 2ª o selecionado foi ALELUIA; na 3ª selecionaram o SORRISO BRASILEIRO; na 4ª e última etapa o poema MEIA-NOITE obteve o 1º lugar.

"VII CONCURSO INTERNACIONAL DE OUTONO, POESIAS, CRÔNICAS E CONTOS" – Arnaldo Giraldo (Santos SP) – Os poemas O SORRISO BRASILEIRO e O SAPO E O POETA foram classificados em 7º lugar. (Junho / 2001)

"PÓDIO DO MÊS" do LABORATÓRIO DE POESIAS –Estoril – Portugal -- O poema PAI NOSSO foi classificado em 3º lugar no mês de junho/2001.

"CONCURSO NACIONAL DE POESIA" - AABB, Lagoa - Rio de Janeiro -- O poema EXCELÊNCIA foi classificado em 1º lugar na categoria de Poesia Moderna, em julho/2001.

"I CONCURSO LITERÁRIO DOS CONTISTAS E POETAS DO MILÊNIO" – Armazém Literário, Aracaju (SE) – Minhas poesias premiadas: 4º lugar A MANHÃ SEGUINTE; 8º lugar SORRISO BRASILEIRO; 16º lugar MEIA-NOITE; 22º lugar MUITOS ANOS DEPOIS. Todas foram publicadas na Antologia do referido concurso. (julho/2001)

"PÓDIO DO MÊS" do LABORATÓRIO DE POESIAS – Estoril – Portugal -- O poema EXCELÊNCIA foi classificado em 5º lugar no mês de julho/2001.

Minha crônica AMIZADE foi divulgada no Newsletter de julho/2001, do LABORATÓRIO DE POESIAS – Estoril – Portugal.


ATUALIZAÇÃO : 14/05/2005.


Crônicas de Francisco Simões na Revista Rio Total.

Poemas de Francisco Simões.

 Novos Poemas de Francisco Simões.

Outros Novos Poemas de Francisco Simões.


 








 

Irene Serra
irene@riototal.com.br