Ano 12 - Semana 649



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12 de setembro, 2009
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Elizabeth Vilhena

Interessante Fase da Vida
Terceira Idade


A imagem das pessoas na terceira idade, frágil, isolada, sedentária, já está ultrapassada. Manter atitudes positivas, bom humor, desejar estar com as pessoas, conversar, praticar atividade física (hidroginástica, natação, caminhada,...), criar hábitos saudáveis em relação à alimentação, só contribuirá para uma vida plena, com saúde, sem desconforto e com felicidade.

Nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física e modificar hábitos alimentares que só vão contribuir para a saúde.

Com a idade, muitas alterações vão ocorrendo no organismo.
Há grande oxidação nas células devido ao envelhecimento das mesmas, consequentemente, minerais como magnésio, cálcio, ferro, zinco, manganês vão se perdendo e com isto muitas vitaminas deixam também de ser fixadas no organismo, levando-o a uma alteração metabólica grande.

Com o "passar dos anos" as pessoas vão modificando seus hábitos e deixam de fazer refeições importantes, bem como de ingerir alimentos que são fundamentais para a manutenção de tecidos e órgãos. Passam a fazer "lanchinhos" noturnos, onde ocorre a ingestão de alimentos que nada nutrem, apenas servem para levar à obesidade, diabetes, aterosclerose, etc.

O idoso não pode deixar de comer frutas, verduras, legumes e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, alimentos ricos em boro, mineral fundamental na constituição dos ossos e em triptofano, que é um aminoácido imprescindível para proporcionar um sono com qualidade.

Nos vegetais de folhas verde-escuro encontramos o magnésio, que é tão importante para a produção de todas as enzimas do nosso organismo, para fixação do cálcio e ferro e de outros minerais.

Não podemos deixar de mencionar o papel de gorduras monoinsaturadas encontradas nos peixes (salmão, arenque, cavalinha) e nos azeites extra-virgem, que ajudam a aumentar as lipoproteínas HDL e limpar o LDL (colesterol) de nosso sangue, evitando agregação plaquetária, que leva à ATEROSCLEROSE.

Por outro lado, orientamos que sejam evitadas as gorduras saturadas encontradas nas margarinas, carnes vermelhas, óleos de milho, de soja, de arroz, que levam ao acúmulo de lipoproteínas LDL no sangue e como conseqüência doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Alertamos, também, cuidados com o café (rico em cafeína) e bebidas à base de cola (refrigerantes), ambos levam à perda de cálcio pela urina devido ao ácido fosfórico.

Por todos esses motivos, não vale a pena prestar mais atenção em seus hábitos?

Fracione suas refeições e com isto procure diminuir a quantidade da ingesta dos alimentos e melhore a qualidade dos mesmos, evitando açúcares refinados e gorduras perniciosas à saúde, que inclusive contribuem, ao longo do tempo, para o aparecimento do câncer do cólon do intestino, tão comum e que pode ser evitado por nós.


Elizabeth Vilhena, nutricionista
evilhena@openlink.com.br
 


Seu artigo será bem recebido em riototal@riototal.com.br

Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br