Ano 9 - Semana 435
 



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    30 de julho, 2005
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GORDURAS
Saturadas ou Insaturadas?


Elizabeth Vilhena

Os lipídeos têm um valor energético grande e devem ser ingeridos numa dieta diária, mas devemos observar o tipo de lipídeo.

As gorduras têm a função de suprir energia em atividade física de longa duração e baixo impacto, quando as reservas de glicogênio vão sendo esgotadas. É nesse momento que se inicia a queima do tecido adiposo.

gordurasAlimentação balanceada e atividade física parecem ser a forma mais equilibrada e saudável para se alcançar um aumento da homogênese corporal e com isto ter um emagrecimento correto através da perda da gordura corporal.

Os lipídeos mais indicados são os oriundos de gorduras dos vegetais, como dos óleos de canola e azeite extra-virgem; essas produzem maior rendimento muscular.
Gorduras insaturadas de origem animal como aquelas provenientes de alguns peixes, ricos em ácidos eicosapentaenoico, que diminuem a produção de colesterol pelo fígado e evitando adesividade das plaquetas sanguíneas protegendo nosso organismo de doenças cardiovasculares, são igualmente indicados.

As gorduras são também importantes para absorção das vitaminas "A", "D", "E" e "K", porque estas são lipossolúveis e necessitam da gordura.
 

Elizabeth Vilhena é nutricionista
RJ
 

 


 

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