Ano 9 - Semana 439
 



Outros artigos sobre NUTRIÇÃO

 

   27 de agosto, 2005
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Mentiras que vão à mesa
Aprenda a decifrar alguns mitos sobre alimentação
 


Beber durante as refeições engorda
águaA água não engorda mas, se ingerida em excesso durante as refeições, pode dilatar o estômago.
Consequência: a fome poderá aumentar nas próximas refeições.
Muitos acreditam que beber água junto com o alimento ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente, levando as pessoas a comerem mais, o que não é verdade. Os líquidos ingeridos durante as refeições diluem os sucos gástricos. Por isso, se beber muito, a digestão será mais longa. Portanto, é preferível beber pouco quando se come, e beber mais entre as refeições.
 

A carne é um alimento completo
A carne praticamente não contém carboidratos e é pobre em vitaminas e minerais. O seu valor nutritivo é dado pela riqueza de proteínas.
 

Leite não é um alimento bom para os adultos
Muitos adultos têm dificuldade para digerir o leite, o que contribui para aumentar o mito de que esse alimento só deve fazer parte da alimentação das crianças. A dificuldade na digestão pode ser consequência da falta da enzima lactase, indispensável para a digestão do leite. As pessoas que perderam o hábito de consumi-lo também podem deixar de produzir essa enzima. Mas, se elas quiserem readquirir o hábito, basta voltar a beber leite em poucas quantidades, pois, dessa forma, estarão reeducando o organismo para voltar a produzir a lactase.
 

carneA carne vermelha é mais nutritiva do que a branca
A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional. A carne vermelha simplesmente contém mais hemoglobina – substância responsável pela cor do sangue. Por exemplo, o frango, que é carne branca, tem maior quantidade de proteínas do que a carne de vaca ou cabrito, que são vermelhas.
 

O peixe gorduroso é tão desaconselhável quanto as carnes gordas
Os peixes gordurosos – como a sardinha e o atum – até são recomendáveis. Além de terem menos gordura do que as carnes gordas (estas têm, em média, entre 20% e 30% de gordura, enquanto o peixe tem entre 8% e 15%), eles ainda contêm certos ácidos graxos, que protegem o organismo contra a arteriosclerose. Outro detalhe: os peixes gordos são mais ricos em vitaminas A e D do que as carnes gordurosas.
 

A margarina é menos calórica do que a manteiga
A margarina contém exatamente as mesmas gorduras que a manteiga, mais de 80%, ou seja, cerca de 750 kcal por 100 g. O que elas não têm, comparadas à manteiga, é colesterol. Menos gordura, só nos cremes vegetais e nas halvarinas, que muitas vezes são confundidos com margarinas.
 

Os ovos são difíceis de serem digeridos pelo organismo
Dois ovos cozidos são digeridos em cerca de três horas, ou seja, o mesmo tempo gasto para digerir um bife grelhado. A clara poderá ser mais bem digerida se estiver cozida; a gema, se estiver crua. Porém, não é aconselhável comer o ovo cru, pois pode ter muitas bactérias.

Fonte: IDEC

 


 

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Direção
IRENE SERRA
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