Ano 11
 



Outros artigos sobre NUTRIÇÃO


 

Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Pensamentos
Reflexão
Saúde
Sorria 


 



 

13 de fevereiro, 2008
---

Calorias ocultas nos alimentos


Pesquisa francesa publicada na revista Sciences et Vie, sobre os mitos e verdades da alimentação no que diz respeito à boa forma, alerta que nem todo produto gorduroso é calórico.

A maior surpresa é a desmistificação dos pescados, pois nem todos são pobres em gordura. Um bom filé de carne bovina contém quase duas vezes menos gordura do que o salmão ou as sardinhas, informa Jean-Marie Bourre, especialista em Dietética.

Mas o médico observa que a gordura do salmão vai depender da sua origem. O de viveiros, por exemplo, contém 20 vezes menos gordura daquele que viveu em condições naturais.
A cavala é apontada como um dos alimentos mais gordos que existem. De cada 100g, 18,1 são de gordura, o mesmo nível do queijo camembert, assegura o trabalho dos franceses. 

Entretanto, especialistas brasileiros, mesmo reconhecendo que os peixes algumas vezes são mais gordurosos, continuam a indicá-los como melhor opção do que a carne bovina. O endocrinologista Walmir Coutinho diz que a gordura do peixe é muito mais saudável, compensando o ligeiro ganho calórico. Para reforçar a recomendação, a nutricionista Cláudia Cravo destaca que os peixes são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo e que não são produzidos por ele. Sem falar no ômega 3, um tipo de gordura que "limpa" as artérias, prevenindo contra doenças cardiovasculares. 

Outra observação do trabalho francês: o presunto cru possui muita gordura, mas o cozido só contém 2,5g de gordura em 100, menos que a maioria dos pescados.

A revista também lembra uma das principais fontes de calorias, quase sempre esquecida: pães e bolos.

E ainda observa que nenhum azeite é mais leve que outro e que a margarina goza da falsa reputação de leveza, embora sua contribuição calórica seja semelhante à da manteiga.

Finalmente, franceses e brasileiros concordam: o açúcar é menos prejudicial que a gordura.

Fonte: FOLHA DlRIGIDA


 





Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br