Ano 15 - Semana 784



Outros artigos sobre nutrição


 

Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação

Nutrição

Pensamentos
Reflexão
Saúde
Sorria 

 

      27 de abril, 2012
---

Viver é bom... com saúde

Janete Rodrigues


Para se ter um organismo sadio é preciso um perfeito equilíbrio na nutrição, prática de exercícios moderados e para um bom desempenho necessitamos usar alimentos, dentre outros, que tenham aminoácidos, encontrados principalmente entre os de origem vegetal.

O glúten é o alimento que substitui, com vantagens, a carne animal, é rico em aminoácidos essenciais, de preparação caseira e de baixo custo, sem toxinas que são encontradas na carne.

Você mesmo pode fazer a sua "carne de glúten" em casa, experimente:

- adicione a um quilo de farinha de trigo comum (nem integral, nem refinada) aproximadamente 3 xícaras de água.
Misture bem até ficar uma bola homogênea, sove bastante deixando-a lisa e firme.
Cubra-a por 2 horas com bastante água, em recipiente de vidro ou de plástico.
Depois de passadas as duas horas, lave a massa em vasilha com bastante água, que vai ficando branca do amido que está se soltando; a seguir, ficará então uma massa amarelada que é justamente o glúten.
Lave até que a água saia limpa.
Ainda mais uma vez divida a massa em duas partes para retirar qualquer resto de amido.
Após esta fase, prepare em panela de pressão, com água, louro, alho, cebola, sal e molho de soja para colorir, deixe ferver, coloque então o glúten por 20 minutos em panela fechada.
Depois de frio, guarde para preparar a quantidade que precisar, como se fosse carne comum, em bolinhos, almôndegas, bife acebolado ou bife à milanesa, moída em recheios, picadinha em estrogonofe, etc.

Aprenda a tirar da natureza o melhor que ela lhe oferece em proteína pura, sem conservantes, sem agrotóxico, rica em aminoácidos essenciais, alimentando com sabedoria as crianças, adultos e até mesmo ajudando na alimentação de pessoas com problemas de gordura e colesterol, evitando, desta maneira o enfarte.

 

Janete Rodrigues, Rosa dos Ventos, é escritora.
rosa@bridge.com.br


 


Seu artigo será bem recebido em  riototal@riototal.com.br

Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br