Ano 14 - Semana 719
 



Outros artigos sobre NUTRIÇÃO


 

Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Pensamentos
Reflexão
Saúde
Sorria 


 



 

  22 de janeiro, 2011
---

Sinal Verde ao Chá


Andréa Abdala Frank

Inicialmente descoberto no Japão e levado à China, país dos Samurais, o chá passou a fazer parte de rituais religiosos Zen Budista e tornou-se parte primordial da educação japonesa. Alguns anos depois via-se na Europa a sua expansão.

Reconhecido como uma bebida delicada, suave e medicinal, inúmeras pesquisas comprovaram o efeito benéfico do chá verde na prevenção de doenças e manutenção de uma vida mais saudável. Por ser rico em vitamina K, o chá verde é importante para a coagulação sangüínea e através de seus compostos polifenóicos e antioxidantes, ele também impede o acúmulo de colesterol no sangue.

Os antioxidantes "varrem" os danosos radicais livres, agressores das células e tecidos, desde que a alimentação esteja balanceada em nutrientes, principalmente sem excesso de gorduras.

Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva no Japão examinaram a relação entre consumo do chá verde e doenças coronarianas. A pesquisa foi realizada com 512 pacientes (302 homens e 210 mulheres) com idade superior a 30 anos e verificou que o consumo do chá verde apresentou-se inversamente proporcional com as doenças coronarianas principalmente entre os homens. Os autores ressaltaram que para o alcance destes resultados é necessário algumas mudanças de hábitos alimentares, como por exemplo a restrição do café e moderação na ingestão de gordura animal. Das carnes, usar preferencialmente peixes e aves. (Ann Epidemiol, 10:401, 2000)

Contrariamente, o chá verde não agride o estômago. Relatos comprovam que o seu consumo evita sangramento e lesões na parede do estômago, desde que não haja nenhum comprometimento agudo como gastrites ou úlceras gástricas previamente diagnosticadas.

O processamento industrial do chá verde é bastante simples. Suas folhas são prensadas e quebradas para que posteriormente sejam secas ao natural, sendo esta a forma que chegam aos supermercados e feiras. Caso você não o encontre nos grandes supermercados, com certeza estarão disponíveis em lojas de produtos naturais.

Para acompanhar o chá, sugiro: Canapé com pão de centeio recheado com queijo ricota, cenoura ralada e orégano.

Bom apetite com boa saúde!



Andréa Abdala Frank
Nutricionista,
Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ
a.abdala@uol.com.br
 

 





Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br