Ano 14 - Semana 734
 



Outros artigos sobre NUTRIÇÃO

 

    14 de maio, 2011
---

Uma Boa Alimentação


Cláudio Lavareda Santos
 

Evite alimentos gordurosos, pois eles retardam o esvaziamento do aparelho digestivo e demoram mais para ser digeridos. De uma maneira geral, comer bem significa combinar um pouco de tudo: pão, legumes, verduras, frutas, peixes, carnes e derivados do leite.

Faça refeições leves. Comer em excesso, seja o que for, não é nada saudável, pois pode dificultar a digestão dos alimentos.

Coma devagar. Seu aparelho digestivo tem um ritmo próprio para movimentar os alimentos. Fazendo as refeições com calma, você ajuda a digestão e evita a sensação de empachamento.

Mastigue bem os alimentos, para que pequenas partículas de alimento sejam mais facilmente digeridas e absorvidas. Refeições apressadas e alimentos mal mastigados dão muito mais trabalho ao estômago.

Evite dormir logo após as refeições. Deitando, a possibilidade de regurgitação (volta do alimento do estômago para o esôfago) é maior.

Se estiver acima do peso normal, emagreça. Excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o estômago, favorecendo a regurgitação e conseqüente azia.
 

Cláudio Lavareda Santos é médico
SP

 





Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br