Ano 14 - Semana 750
 



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    26 de agosto, 2011
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Você tem Insônia?

 

Andréa Abdala Frank Valentim


Muitos são os fatores que podem levar a insônia, como por exemplo, preocupações, ingestão excessiva de cafeína, pelo café, refrigerantes e até mesmo chás e mate. O álcool é um inimigo do sono tranqüilo. Tanto sentir fome como comer em demasia, podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia. Horários irregulares de sono, medicamentos estimulantes, e períodos de estresse mental nos deixam de olhos abertos, sem o descanso merecido.

Assim, podemos, através da alimentação, melhorar a qualidade do nosso sono. Lembrando que os alimentos não fazem milagres, mas ajudam muito!...

Os alimentos ricos em amido, como pão, bolachas, massas, leite quente adoçado ou não, graças ao aminoácido triptofano presente na composição química do leite, e chás de ervas calmantes auxiliam na sonolência e proporcionam um sono repousante. O triptofano é um sedativo natural para o cérebro, induz o sono e aumenta a produção de serotonina, também tranqüilizante natural. Os lanches noturnos devem ser leves, sem a presença de alimentos condimentados, gordurosos e de difícil digestibilidade, os que comprometem a sua digestão.

Um sanduíche de peito de peru com queijo branco também é aconselhável por ser light em gordura e conter o aminoácido triptofano na composição química da carne.

Seguem alguns conselhos:

- Para descansar bem durante a noite, o quarto deverá estar moderadamente escurecido e silencioso.
- Esqueça suas preocupações e abasteça-se de uma música ou leitura suave e curta.
- Qualquer medicamento para dormir deve ser prescrito pelo médico, não se iluda com os ditos naturais, eles podem ser prejudiciais.
- Não faça exercícios físicos antes de se deitar.
- Tome um banho quente e relaxante.
- Use roupa de dormir leve, confortável e aconchegante.
- Tenha cuidado com o ambiente que não deverá ser demasiado frio, quente ou úmido.



Andréa Abdala é nutricionista, professora da UFRJ - INJC, RJ
andreaabdala@uol.com.br


 

 





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IRENE SERRA
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