Ano 14 - Semana 752
 



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  09 de setembro, 2011
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O fruto do Pará


Andréa Abdala Frank Valentim


A castanha fornece magnésio, que auxilia na atividade cardíaca e muscular e no funcionamento das células nervosas, bem como na formação dos ossos. Segundo especialistas, também contém ômega 3, a gordura dos vegetais, que melhora a concentração, a memória, habilidades motoras, velocidade de reação, neutraliza o stress e previne doenças degenerativas cerebrais, além de reduzir os riscos de doenças do coração.

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), as castanhas, conhecidas como frutas oleaginosas, ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.

A Castanha-do-Pará também é riquíssimo em selênio, mineral extremamente importante para o combate do envelhecimento celular. Além da proteção cerebral, melhora o funcionamento da tireóide. O melhor é que com apenas 1 castanha-do-pará por dia você já garante a quantidade de selênio que precisa diariamente. Uma unidade oferece de 200 a 400 mcg de selênio sendo que a recomendação é de no mínimo 55 mcg por dia.

Detalhe: é um alimento típico do Brasil! Triturada ela pode fazer parte de massas de bolo ou incorporadas nas refeições salgadas ou doces.

Contra-indicação - Em grandes quantidades possibilitam o ganho de peso corporal. O ideal é consumir na quantidade recomendada e garantir seus benefícios.



Andréa Abdala é nutricionista, professora da UFRJ - INJC, RJ
andreaabdala@uol.com.br


 

 





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