Andréa Frank Abdala

Talharim ou Parafuso?


Milho, arroz, trigo e aveia são células de grãos de amido. O amido é um carboidrato de forma granulada, na cor branca, insolúvel em água e sem sabor doce. Quando colocado em água ele não se dissolve, o que ocorre é a absorção dessa água podendo aumentar em até três vezes o volume inicial do grão. 

Ainda que apresente valor calórico elevado, o amido, em especial as massas alimentícias, feitas com farinha de trigo, possuem um custo baixo na alimentação além de apresentarem ótima aceitação pela população em geral. Desta forma devemos preservar o alimento e minimizar as calorias, a fim de que ele possa compor o nosso cardápio semanal. E tudo vai depender do nosso empenho e da nossa boa vontade.

Ao verificarmos o valor calórico do arroz e do macarrão, observamos que 100 gramas de arroz possuem mais calorias quando comparado as 100 gramas do macarrão, ambos cozidos. O que equivale a cinco colheres de sopa cheias ou um prato de sobremesa raso. 

Arroz - 100 gramas - 167 calorias
Macarrão - 100 gramas - 111 calorias

Assim nos perguntamos porque o consumo de massas engorda mais? A resposta cabe em três itens:

1- É freqüente comermos um prato de sobremesa de arroz cozido. No entanto podemos duplicar ou mesmo triplicar a ingestão de massas. 
2- No refogado do arroz utilizamos basicamente óleo vegetal, cebola e alho. Com exceção do óleo os demais ingredientes são considerados não calóricos.
3- No preparo da massa utilizam-se molhos, altamente calóricos, feitos a base de carnes e queijos. Onde há maior predomínio de gorduras.

Compare então o valor calórico existente em cada prato raso cheio com as preparações abaixo:

Macarrão à Bolonhesa - 396 cal.
Macarrão ao alho e óleo - 700 cal.
Macarrão ao Sugo - 326 cal.
Lasanha à Bolonhesa - 397 cal.

O adicional de uma fatia de mussarela (de 20 gramas) à preparação eleva 65 calorias na preparação. Uma colher de sobremesa de molho branco aumenta mais 50 calorias a nossa refeição. Sem contarmos o presunto e outros mais.

Como podemos ver o maior perigo, para nós, amantes da boa massa, reside na escolha do molho. E se a paixão for algo inevitável, que tal experimentarmos novas receitas adaptadas do Programa Vigilante do Peso.


Caçarola de Talharim com Atum (Para 6 porções)

300 gramas de talharim
270 gramas de atum enlatado light, escorrido e desfiado.
200 gramas de queijo cottage
1 xícara de ervilhas
2 xícaras de polpa de tomate peneirado
1 colher de sobremesa de queijo parmesão
6 azeitonas picadas.

Cozinhe o talharim ao dente. Escorra. Numa tigela refratária junte o talharim, o atum, o queijo e a ervilha. Misture levemente a polpa de tomate e coloque sal a gosto. Salpique o queijo parmesão. Tampe e asse em forno moderado por 25 minutos. Destampe e asse por mais 15 minutos. Enfeite com as azeitonas ou folhas de hortelã, se preferir.

Valor calórico/porção = aproximadamente 250 calorias


Salada de Rotini
- macarrão parafuso (Para 8 porções)

Para o molho
3 colheres de maionese light
1 xícara de água
2 colheres de chá de molho de soja
½ colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de azeite
2 colheres de chá de vinho branco

Para a salada
4 xícaras de macarrão parafuso cozido
1 xícara de cenoura picada cozida
1 xícara de vagem picada cozida

Misture todos os ingredientes do molho numa tigela. À parte, misture os ingredientes da salada. Junte o molho e mexa levemente. Leve à geladeira por 1 hora para apurar o gosto.

Valor calórico/porção = aproximadamente 140 calorias.

Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ 
a.abdala@uol.com.br 
   




    Outros artigos sobre nutrição


    Tire suas dúvidas sobre nutrição! Diga-nos o que gostaria de saber!
   
    
   

riototal@riototal.com.br