Andréa Abdala Frank


CHEGOU A VEZ DAS MARGARINAS


A história da manteiga, produto consistente, obtido do leite batido e de origem animal, acompanha a história do homem desde o início da colheita e ordenha dos animais. Por outro lado, a margarina, mais recente no mercado, é fabricada através de óleos vegetais como o de soja, milho e girassol. Esta diferença não deixa qualquer dúvida quando se afirma que a manteiga contém colesterol e grande quantidade de gordura saturada, e a margarina não. 

O que há de semelhante entre elas?

Como ambas surgem da porção gordura, neste caso independente de animal ou de ser vegetal, o valor calórico é o mesmo para a manteiga e para a margarina tradicional. A cada 10 gramas do alimento, o equivalente a duas colheres de chá quase cheias, nove gramas são de gordura, ou seja, 81 calorias. 

O que há de diferente entre elas?

1- Objetivando a disputa pelos consumidores e a evolução da ciência na luta contra as doenças do coração e a obesidade, as indústrias criaram fórmulas modernas e passaram a fabricar margarinas com menor quantidade de gorduras saturadas e de calorias dando a elas nomes como cremes vegetais e halvarinas, como podemos ler nas embalagens. 

2- Os cremes vegetais contêm 60% de gordura, ou seja, 10 gramas do alimento fornecem 64 calorias. As halvarinas apresentam apenas 40% de gordura, fornecendo em 10 gramas do alimento 36 calorias. Observando esses valores torna-se mais fácil a sua escolha. 

3- No processo de fabricação das margarinas utiliza-se hidrogênio (hidrogenação dos óleos). Esta técnica, reconhecida e comprovada ao longo dos anos, permite modificar o estado líquido do óleo para o seu estado cremoso e consistente, no entanto ela vem sendo amplamente estuda por profissionais e órgãos de saúde em todas as partes do mundo. Segundo os pesquisadores durante o processo de hidrogenação dos óleos são formadas substâncias tão nocivas à saúde como a manteiga pela semelhança com a gordura saturada chamadas ácidos graxos trans. De acordo os estudos se a hidrogenação for realizada por completo os ácidos graxos trans não são criados. Em geral isto acontece na fabricação das halvarinas. 

4- A maioria das empresas fabricantes de margarinas adicionam vitaminas aos produtos. Uma outra optou pela adição de fibras à sua composição. Estes recursos não substituem o consumo de frutas, vegetais e cereais na sua dieta balanceada. Lembrem-se disso, ok?

   

O que você pode encontrar no mercado.
Fonte: Revista Saúde - Editora Abril

   

Halvarinas  Becel, Delícia Light, Cremosy, Deline, Ville, Doriana Ligth.
Margarinas  Doriana, Qualy, Delícia, Claybom, Bonna.
Creme Vegetal  Milleto, Milla, Doriana Yofresh.



Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ 
a.abdala@uol.com.br  
outubro/2001

   


    Outros artigos sobre nutrição

A pirâmide alimentar
Alimentação saudável
Calorias ocultas nos alimentos
Carrocinha de cachorro-quente
Combinação de alimentos
Comer e ser saudável
Convite aos vegetais
CPI do idoso
Criatividade
De olho nas frutas - abacaxi
Direito ao prazer
E a 3a idade... vamos cuidar disso?

Entre no barco do farelo
Fontes de energia adequadas
Frutas e vegetais
Fruto da videira: por quem o coração bate
Gluten
Gorduras: quais as mais indicadas?
Gelatina
Interessante fase da vida
Iogurte e companhia - I
Iogurte e companhia - II
Mentiras que vão à mesa
Mentiras que vão à mesa - II

Os alimentos da felicidade
Pense leve
Reduzindo a pressão arterial
Refeições feitas fora de casa
Regras para uma boa alimentação
Sem comida, nada feito!
Sinal verde ao chá
Soja, seus prós e contras
Talharim ou parafuso?
Uma boa alimentação
Valor energético


    Tire suas dúvidas sobre nutrição! Diga-nos o que gostaria de saber!
   
    
   

feliz-idade@riototal.com.br