Ano 9 - Semana 454
 



Outros artigos sobre Casa


Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Informática
Nutrição
Pensamentos
Saúde
Sorria

 



 

10 de dezembro, 2005
---

Cuidando de suas jóias


Quantas vezes precisamos recorrer a um joalheiro para conseguir de volta o brilho original de um anel de brilhantes ou de um colar de perolas? Quantas vezes também não tentamos polir pequenas peças de ouro ou prata - correntes, ou pulseiras, por exemplo - e tudo que conseguimos e embaçá-las ainda mais pelo uso de produtos inadequados?

Brilhantes, Safiras e Rubis
Prepare uma solução de amoníaco, água morna e detergente. A proporção e de duas xícaras de água para cada colher de chá de amoníaco e algumas gotas de detergente. Mergulhe as pedras na espuma desta solução e escove suavemente. Enxágüe em água morna. Em seguida, mergulhe por alguns minutos em álcool e seque em lenço de papel. Para se obter o brilho original e manter estas pedras sempre bonitas, utilize o mesmo processo de limpeza dos brilhantes.

Esmeraldas, Águas Marinhas, Turmalinas, Ametistas e demais pedras preciosas transparentes
Mergulhe-as em solução de amônia e água fria, em partes iguais, durante meia hora. Retire-as da solução, dê leves batidas na armação e mergulhe-as novamente, retirando em seguida para secarem em papel absorvente, sem enxaguar. Pedras facetadas são limpas também com detergente de boa qualidade.
No caso das esmeraldas, após a limpeza, em face de sua propriedade porosa, passe um cotonete embebido em óleo para pele, para obter um melhor brilho.

Pérolas
Para limpeza, mergulhe-as numa caixa com magnésia em pó ou farinha de arroz por algumas horas. Depois e só esfregar com uma camurça.

Turquesas, Opalas e Ágatas
Devem receber uma limpeza antes de serem guardadas. Um cuidado especial deve ser tomado com a Opala para que não tenha contato com água ou óleo, uma vez que apresenta uma superfície porosa. Sua limpeza pode ser feita com flanela ou camurça.
A Opala pode ser guardada em uma caixinha com um pequeno algodão superficialmente úmido, o qual não deve ter contato com a Opala, no entanto manterá o índice de umidade da pedra, a qual tem até 30% de água no seu interior.

Coral
Readquire a cintilação quando e esfregado com uma mecha de algodão embebido em terebintina.

Ouro, Prata e Platina
As jóias devem ser polidas com uma pasta feita de mistura de gesso cré (branco da Espanha) com um pouco de água. Utilize um pano macio para esta operação. Em seguida lave-as e deixe-as secar em papel absorvente. Depois e só escovar.
A prata pode ainda ser mergulhada em solução de amônia e sabão. Ou então, limpá-las esfregando batatas cozidas e amassadas, lavando em seguida com água e limão.
Já as correntes de ouro e prata ficam mais brilhantes quando mergulhadas numa solução de água e bicarbonato de sódio e depois, em água pura.

Toda prata de lei oxida, escurece. Portanto, não caia nas mãos de maus comerciantes que dizem que "esta prata não escurece" pois isso é mentira. Ou não é prata.

 

Livro "Gemas do Mundo"
de Walter Schumann

 


Seu artigo será bem recebido em feliz-idade@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br