CUIDADOS COM OS TAPETES
 

Um tapete pode transformar um ambiente, dando um toque aconchegante e colorido à casa ou representando sofisticação e bom gosto. Mas para que seus tapetes se mantenham bonitos e com viço é necessário um tratamento especial. Descubra como cuidar de cada tipo de tapete para que se mantenha bonito por mais tempo. 
Uma dica: o capacho na porta de entrada retira o excesso de sujeira dos sapatos e ajuda a proteger seus lindos e caros tapetes.


Persa

Mancha com facilidade devido à grande quantidade de cores e também à descontinuidade dos fios. Portanto, a manutenção dever ser simples.
  Use aspirador de pó quinzenalmente. Em excesso, a sucção do aspirador desgasta a lã.
  Dê preferência às vassouras de pêlo macio.
  Para conservar a cor, escove-o com um pano umedecido em uma solução de ¾ de água e ¼ de vinagre com um pouco de amaciante para o vinagre não ressecar o tapete. A escovação deve ser feita sempre a favor dos pêlos.
  Tenha cuidados especiais com urina e produtos de limpeza como varsol e carpex, que mancham o tapete. No caso da urina retire o excesso com papel toalha e depois passe um pano úmido.
  Nunca use vaporeto
  Nunca coloque-o na água ou em qualquer solução. Uma vez lavado incorretamente, o tapete mancha para sempre. A lavagem e o tratamento de manchas devem ser feitos em uma lavanderia especializada.

Kilin e arraiolo
Devem ser limpos com vassoura de fibra sintética maleável. Aspirador de pó só pode ser usado quinzenalmente. Para tirar resíduos, use pano umedecido com espuma de sabão neutro. Secar ao ar livre ou em local bem arejado.

Náilon
Esse material é bem resistente e deve ser limpo da mesma forma que o carpete. No dia-a-dia, use aspirador de pó com o bocal liso ou com vassoura de fibra sintética maleável. Produtos químicos como varsol devem ser usados com moderação.
 

Sisal
O sisal é uma fibra natural e resistente, mas não suporta bem a umidade. Se precisar limpar alguma substância que houver caído sobre ele, primeiro remova o excesso, sem fazer pressão ou esfregar. Depois passe um pano umedecido com um produto de limpeza suave (sem cloro). Logo em seguida use um secador de cabelo. Se preferir, mande impermeabilizar seu tapete. Passe o aspirador de pó apenas uma vez por semana para evitar a descoloração e o desgaste natural da trama. Como o sisal mancha e embolora facilmente, quando for indispensável lavá-lo, recorra a uma empresa especializada.

Couro e pele
O tapete de couro é bem resistente. Para a manutenção em casa, recomenda-se o uso de produtos apropriados, como o Stanley, e não o pano úmido. Nos tapetes de pele, use o aspirador de pó com bocal liso, pois os fios não soltam com facilidade. Para retirar o excesso de sujeira, sabão neutro. E lembre-se: os materiais naturais precisam estar bem secos para não embolorar. Não hesite em usar o secador e deixe-os sempre em lugares arejados, para evitar o mau cheiro.

Nobuk
Por tratar-se de um material muito delicado, o tapete deve ficar num local de pouco movimento: evite corredores e entradas. Para a manutenção é recomendado aspirador de pó ou escovinha com cerdas delicadas (semelhante à que se usa em casacos de lã). Passe apenas uma vez por semana para evitar descoloração e o desgaste natural.

Algodão
Esse tipo de tapete solta fibras nas primeiras semanas, o que é normal. A limpeza diária deve ser feita com aspirador de pó com o bocal liso ou com vassoura de fibra sintética maleável.

Tear manual
A combinação de fibras diferentes -- como sisal, algodão, rami, juta e lã - é muito comum. Por isso recomenda-se lavar o tapete apenas em casas especializadas. A limpeza diária deve ser feita com vassoura de fibra sintética maleável, que é menos agressiva que as outras. Use aspirador de pó no sentido paralelo à trama, sempre com o bocal liso. Nunca use limpadores a vapor. Se preferir, mande impermeabilizar seu tapete para deixá-lo mais resistente.

Tecido
A lavagem deve ser feita apenas com sabão neutro e água deixando secar à sombra. Não coloque na máquina de lavar.

 

Ana Lima, jornalista

   

      
                        
   Outros temas

Sua sugestão será bem-vinda em  feliz-idade@riototal.com.br
         
                             

Direção
   Irene Serra    
irene@riototal.com.br

Rio Total