Produtos de limpeza caseiros


Detergentes:

Para limpar pias, azulejos, fogão, chão branco, etc...

- 2 litros de água fervente
- ½ tablete de sabão de coco ralado
- ½ xícara de chá de amoníaco
- ½ xícara de café de suco de limão

Modo de fazer:

Depois de ralado o sabão de coco, misture com 1 litro de água e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que dissolva bem o sabão (não precisa ferver). Tire do fogo e deixe descansar até o dia seguinte.

Então, junte o outro litro de água, misture bem, junte o suco de limão, e, por último, o amoníaco, tampe logo a garrafa, misture bem e mantenha o detergente fechado e guardado em garrafa de plástico ou vidro.  Dá mais ou menos 2 ½ litros.

Pasta de limpeza para cozinhas e banheiro:

-  1 tablete de sabão de coco
-  1 tablete de sabão
-  1 colher de sopa de vinagre
-  2 colheres de sopa de açúcar
-  1 colher de sopa de detergente
-  1 litro de água

Modo de fazer:

Rale os sabões, coloque no litro de água e deixe de molho até o dia seguinte. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até que ferva um pouco. (Enquanto quente a pasta é mole).

Essa pasta pode ser feita numa lata de gordura de coco vazia e ficar guardada aí mesmo, até seu uso. Mas, se preferir, depois de tirada do fogo distribua em latinhas menores, guardando-as tampadas e usando uma de cada vez.

Pasta de limpeza para vasilhas e panelas:

-  2 tabletes de sabão
-  2 colheres de sopa de açúcar
-  4 colheres de sopa de óleo de cozinha
-  1 copo de água

Modo de fazer:

Triture o sabão no liqüidificador, junte os demais ingredientes e leve tudo ao fogo brando, misturando até obter o ponto de pasta (aparecer o fundo da panela). Deixe esfriar um pouco, e coloque em latas ou vasilhas de plástico.

Use como qualquer pasta de limpeza.

Sabão para lavagem de roupas e limpeza:

Aproveitamento de sobras:

1)  Junte as sobras de sabão ou seus pedaços numa lata, e encha com água até cobrir. Quando atingir uma quantidade suficiente, leve a lata ao fogo brando, mexendo de vez em quando. Estando tudo bem dissolvido, ponha 1 colher de sopa de sal e outra de vinagre para cada quilo de sabão, continuando a mexer até dar o ponto. Derrame tudo em pirex ou tabuleiro de alumínio retangular, não muito grande, para que o sabão fique alto, não se espalhando muito. Depois de bem frio e duro, cortar em pedaços.

2)  Dobre o tamanho do seu sabão, para lavar louças e panelas: em 1 litro de água jogue as raspas (ou rale) de 1 tijolo de sabão em pedra; leve ao fogo lento e proceda como foi acima descrito.

  

Ana Lima, jornalista

 

 

         
Esta página é parte integrante da Revista Rio Total