Manchas em lãs

 

Aproveitando a chegada do inverno, estão aqui algumas dicas de como tirar manchas em lãs. O frio aparece de repente e nos vemos, muitas vezes, sem poder usar uma roupa de lã porque estava com uma manchinha de guardado ou algo parecido. Aprenda como resolver pequenos problemas rapidamente, para aproveitar o máximo desse tecido tão bonito e apropriado para os dias frios. 

Gordura: Essa manchas nos tecidos de lã saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco. Pode-se também esfregar sobre elas a metade ou uma batata inteira cozida bem quente, deixando ficar por algum tempo. Repetir a operação várias vezes.

Óleo: As manchas desaparecem facilmente se forem esfregadas com éter. Lembre-se sempre que for tirar uma mancha oleosa ou gordurosa, fazê-lo colocando por baixo da mancha (do lado do avesso) um mata-borrão ou algodão seco, um pano ou papel absorvente, para ir chupando o líquido ou gordura.

Outras manchas: Para limpar uma peça de lã a seco, coloque-a primeiro ao sol e depois escove. Se houver manchas, estas saem facilmente limpando com álcool, benzina ou com fluido de isqueiro. Mas, se com tudo isso as manchas ainda persistirem, passe então uma solução de 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 litro de água.

Suor: Se as roupas de malha ou de lã estiverem com manchas de transpiração, elimine-as derramando sobre as manchas água fervente com um pouquinho de amoníaco. Depois, é só lavar.

Pulôveres: Eles ficarão como novos, depois de lavados, misturando-se uma boa quantidade de creme rinse, na sua última água de enxaguar. Secar à sombra. Quando um pulôver ou suéter estiver com cara de velho, renove-o fazendo o seguinte: primeiro, aperte-o muito bem, com ele assim bem apertado molhe-o em água fria, e, ainda bem apertado, coloque-o dentro de um saco de celofane fechado e bem apertado, deixando assim por uma noite inteira. Depois do pulôver seco, a lã estará macia e a roupa como nova!

Lavar a seco: Para lavar uma peça de malha ou lã ou um pulôver a seco proceda da seguinte maneira: coloque 2 litros de álcool numa bacia, coloque aí a peça de lã e vá espremendo continuamente, insistindo nas partes mais sujas. O álcool ficará sujo e com resíduos. Troque esse álcool sujo por outro limpo (agora em menor quantidade) e mergulhe nele a peça. Estando limpa, comprima-a numa toalha felpuda e leve-a para secar à sombra, porém estendida sobre um pano limpo e em lugar arejado. A peça de malha ou lã lavada assim, não encolhe, nem deforma.

Cachemira: Lavam-se essas peças colocando-as de molho em água morna — o suficiente para cobri-las — misturando a ela 1 colher (sopa) de bicarbonato e um pouco de sabonete. Não esfregar. No momento de enxaguar, repita a operação, excluindo apenas o sabão. No final, enxaguar com água pura.        



Fonte: Sebastiana Quebra Galho




         

Esta página é parte integrante da Revista Rio Total