Ano 18 - Semana 855
 




Outros artigos sobre COMPORTAMENTO


 

       25 de março, 2014

É Fácil

Néveo Bello

Já se tornou muito comum, por exemplo, quando estudantes que prestaram seus exames vestibulares e ao saírem das salas são indagados por colegas ou repórteres, como foi e o que acharam das provas, alguns respondem, é foi realmente difícil.
Outros já dizem, foi muito fácil.

Afinal, foi difícil ou foi fácil?

É, na verdade, foi difícil para aquele que não conhecia o assunto, ou estava mal preparado naquela matéria, ou mal estruturado emocionalmente.
Também foi fácil para aquele que conhece o assunto e tem a certeza que ele é capaz e com isso já vai achando que vai ser fácil.

Já foi provado também, que muitas vezes a pessoa conhece muito bem o assunto, está preparado e na hora dá um branco. Neste caso, porque ele não está emocionalmente preparado. Precisa, além de conhecer o assunto, dominar suas emoções.

Por isso hoje em dia, além dos já famosos testes do Q.I., Queficiente de Inteligência, está sendo mais divulgado e usado os já famosos Q.E., Queficiente Emocional.

Daí, agora, quem quer ter sucesso, quer nos estudos, quer nos trabalhos de qualquer espécie, braçal ou intelectual, há necessidade quase que obrigatória de se especializar ao máximo no seu ramo de atividade e ao mesmo tempo se preparando para seu equilíbrio emocional.

Para este segundo caso, existe atualmente vários métodos. Assim como o exercício físico desenvolve os músculos do corpo, exercícios mentais ampliam os poderes da mente e facilita mais o controle das emoções. Dentre eles, alguns são o Relaxamento Direcionado, Meditação, Programação Neurolinguística, etc. Também aliando os dois exercícios, ou seja o Físico e o Mental, como no caso da Yoga, do Tai Chi e algumas artes marciais.

Mas... existe uma força muito poderosa que é aquilo que você pensa e diz.

Porque:
A medida que você diz que algo é fácil, estará realmente tornando-o fácil.


Néveo Bello é Terapeuta Holístico
neveo@terra.com.br
 


Seu artigo será bem recebido em  riototal@riototal.com.br

Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br