Ano 12 - Semana 654
 


Outros artigos sobre

Estilo
 

 

        17 de outubro, 2009
-

Boas maneiras, diariamente


cumprimentoA pessoa verdadeiramente educada age polidamente tanto em público quanto na intimidade. Para muitos, as saudações e os agradecimentos existem para serem usados fora de casa, pois entre parentes, sob o mesmo teto, acreditam que tais delicadezas não seriam necessárias. Todavia, é importante que jamais deixemos de usar em casa as expressões: "bom dia", "boa noite", "por favor'' e "obrigado''. Os cumprimentos recíprocos, bem como o agradecimento, são hábitos dignos de serem imitados.


carta - riototalCartas - Ler cartas alheias, ainda que encontradas casualmente abertas, assim como verificar quem envia ou sobre o que tratam, constituem das maiores faltas de cortesia. Uma carta sempre é importante para quem a recebe e, por isto, deve ser entregue imediatamente.
O ideal é ter em casa um lugar para a correspondência, onde todos os membros da família possam encontrá-la facilmente, sem precisar de que passe de mão em mão.


telefonema - riototalTelefonemas - É extremamente desagradável para quem fala ao telefone o fato de alguém estar atento à conversa. Se o telefone não se encontra em lugar privado, aqueles que se acharem nas imediações deverão, por polidez, afastar-se. Quando isto não for possível, em virtude do aparelho estar instalado onde várias pessoas estão reunidas, diminua o tom de voz, evitando quaisquer ruídos que venham perturbar quem fala.
Não devemos perguntar quem chamou, nem por que chamou.
Aquele que ocupa o telefone (principalmente o público) deve evitar uma conversa interminável.
Passar trotes para amigos e conhecidos não é próprio de pessoa bem educada.
Se fizer ligação interurbana em telefone alheio, comunicar ao seu dono antes e pedir à telefonista o custo da ligação, para reembolsar sem demora o dono do aparelho.
Falar ao celular, em tom que todos ouçam, é inadmissível. Assim como quem fala quer ter sua privacidade, os que estão em volta não são obrigados a ouvirem as intimidades de outros.
 






Seu artigo será bem recebido em feliz-idade@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br