Ano 9 - Semana 454
 



Outros artigos de Estilo, Etiqueta, Beleza...
 

CASA COMPORTAMENTO
ESTILO
INFORMAÇÃO
NUTRIÇÃO
PENSAMENTOS REFLEXÃO
SAÚDE
SORRIA
 

      06 de junho, 2012
---

Cosméticos e Cuidados com a Pele


Milton Artur Ruiz


cuidados com a peleAtualmente, a maioria das pessoas cuida mais do seu corpo, fazendo exercícios para estar em forma e mostrar um corpo esbelto e saudável. Só que muitas vezes, esquecem de sua pele, que merece cuidado ou até uma atenção maior, devido à exposição ao sol e outros elementos nocivos.

Então é necessário se proteger, não só pela vaidade, mas pela saúde da pele, que é importante. E para facilitar isso, a indústria de cosméticos vem se aperfeiçoando cada vez mais, lançando produtos eficientes que previnem desde manchas, lesões, envelhecimento precoce e câncer de pele, citamos, entre outros, os hidratantes, protetores solares, e maquiagem. O maior problema, no entanto, é saber qual comprar, qual o indicado e mais adequado para a cada tipo de pele, e além da melhor forma de usá-lo.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, o mais visível e complexo, porque se interage com muitos outros órgãos. Seu propósito é proteger o organismo de fatores externos, como os raios solares, vento e chuva. É também importante por ser parte de sua aparência, o cartão de visitas.

As funções da pele são de proteção, já que fica em contato com agentes prejudiciais, como bactérias, vírus e alergenos, agentes que desencadeiam as alergias, e evita que os órgãos internos entrem em contato com estes agentes. E ajuda também o corpo a regular a temperatura, como quando a pessoa sua no verão.

A pele também reflete o estado de saúde da pessoa. Quando a pessoa está saudável, a pele brilha e tem um aspecto bonito. Mas quando a pessoa não se alimenta bem, está sob stress, a pele demonstra isso também. Além disso, por ser um órgão que se interage com os outros, ela também pode alertar que a sua saúde não anda bem.

Mas antes de comprar um cosmético, é necessário indicação do médico ou do especialista, e saber qual o seu tipo de pele, já que todo produto tem uma indicação precisa para cada tipo de pele.

De acordo com as características da pessoa e seu tipo de pele, deve variar a forma cosmética, por exemplo em forma de gel ou creme, e o princípio ativo, a substância que determina a ação do cosmético.

Orientação geral para o uso de cosméticos

Tipo de pele

Forma cosmética - Hidratação

Forma cosmética - Limpeza

Princípios Ativos

Seca

Creme mais gorduroso

Creme de limpeza ou loção mais oleosa

Óleo de gérmem de trigo, óleo de semente de uva, óleo de macadâmia, vitaminas A e E.

Normal/ mista

Creme relativamente oleoso

Loção fina ou creme não muito gorduroso

Aloe Vera, camomila, alga marinha, rosa, jasmim, colágeno vegetal, malva.

Oleosa

Gel/ loção aquosa/ máscaras

Loção de limpeza líquida

Castanheiro-da-índia, jaborandi, hamamélis, saponária, tília, camomila, alecrim.

 

Milton Artur Ruiz é médico

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra