GRIPES E RESFRIADOS

 

0 QUE CAUSAM AS GRIPES?

As gripes são causadas por vírus. Existem aproximadamente 150 vírus da gripe, o que torna muito difícil desenvolver um tratamento preventivo contra eles. Além disso, raramente um único tipo de vírus ataca a mesma pessoa mais de uma vez, devido ao rápido processo de mutação que eles sofrem. Isto significa que o contato com um tipo de vírus não impede que você seja contaminado por outro, como acontece com algumas doenças causadas por bactérias, por exemplo.

Após o primeiro contato com o vírus, há um período de incubação de 48 a 72 horas, antes da apresentação dos primeiros sintomas.

Uma gripe dura em média sete dias, sendo que em alguns casos, pode durar até duas semanas. Neste período de incubação, embora o doente ainda não manifeste os sintomas, ele já pode transmitir os vírus para outras pessoas.

O meio mais comum para a transmissão da gripe é pelo ar, principalmente através de espirros e tosses. Isto explica também porque o contágio da gripe é muito mais fácil em locais onde há concentração de pessoas, como escolas, escritórios, cinemas, ônibus, etc.

DICAS DE PREVENÇÃO

Como não existem tratamentos específicos para a gripe, o melhor a fazer é tomar alguns cuidados para evitá-la. Algumas atitudes simples no nosso dia-a-dia podem diminuir, e muito, as chances de sermos contaminados.

  • Proteção contra mudanças bruscas de temperatura - principalmente no outono, é comum haver grandes variações de temperatura durante o dia. Esteja preparado para elas, pois, às vezes, uma corrente de ar é o suficiente para deixá-lo mais vulnerável à contaminação dos vírus. Agasalhe-se bem!
  • Ventilação do ambiente - não esqueça que a concentração de pessoas em lugares fechados propicia a transmissão do vírus. Assim, sempre que possível ou achar necessário abra a janela e permita a ventilação do ar; às vezes é o que basta para dispersar os vírus. Apenas tome cuidado com as correntes de ar!
  • Alimentação adequada - uma alimentação rica em vitaminas, ferro e zinco reforçam o sistema imunológico do organismo. Frutas e legumes, como laranja, limão, acerola, alho, brócolis e couve-flor, são ricas fontes destas substâncias. Portanto, alimente-se bem!
  • Ingestão de líquido - beber líquidos é sempre importante para o bom funcionamento do organismo. No caso das gripes, é fundamental para facilitar a expulsão do vírus e purificar as vias respiratórias. Por isso, abuse dos chás, sucos e água!

COMBATE E RECUPERAÇÃO

Se ainda assim a gripe atacar, o melhor a fazer é ajudar o organismo a se recuperar e aliviar os seus sintomas enquanto ela dura. O sistema imunológico - de defesa - ativa-se assim que o vírus começa a se instalar no organismo. O primeiro caminho dos vírus são as vias respiratórias. Eles atingem primeiro o nariz, passando pela garganta e seguem pela traquéia, produzindo uma inflamação que dificulta a deglutição, afetando o paladar e o olfato. É importante tratar bem a gripe, para que ela não evolua para doenças mais sérias, como bronquites e pneumonias. Os cuidados tomados para a prevenção também são válidos para o tratamento da gripe: boa alimentação, ingestão de líquidos em abundância e repouso, pois o organismo necessita de todas as suas energias para combater o vírus. Existem medicamentos seguros e eficazes para aliviar a congestão, a tosse, a febre, a irritação da garganta e o mal-estar do corpo que geralmente acompanham a gripe. Mas, caso os sintomas persistam, consulte o seu médico.


Fonte: Laboratórios Vicky

 

         
Esta página é parte integrante da Revista Rio Total