Doenças reumáticas

Existem 120 tipos de reumatismo. Os mais comuns no Brasil são a osteoartrite (ou artrose), a fibromialgia e a artrite reumatóide. Outros males são gota, bursite, tendinite, lombalgia, cervicalgia.

As causas das doenças reumáticas, que são males auto-imunes, ainda não são totalmente conhecidas. Estresse, propensão genética e falha no sistema imunológico (que produz anticorpos contra a inflamação antes dela existir) são as causas mais freqüentes.

A campeã é a artrose, freqüente em homens e mulheres com mais de 45 anos, é uma degeneração das articulações que causa dor, rigidez e dificuldade de movimentação. Ela afeta principalmente a mão e as articulações que suportam o corpo, como pés, joelhos, quadril e colunas cervical e lombar.

A artrite é causada por uma falha na defesa do corpo, causando dor e inchaço articular, calor, vermelhidão, dificuldade de movimentação. Ela ocorre nos dois lados do corpo.


Novas drogas auxiliam tratamento

As novas drogas para combater a dor e técnicas de fisioterapia são as armas mais eficazes contra o reumatismo. “A fisioterapia, que deve ser usada em todos os casos, procura prevenir as crises”, diz a terapeuta Berenice Chiarello.

Entre os medicamentos, destacam-se antiinflamatórios como o sulfato de glucosamina e o sulfato de condroitina para tratar artrose, e os novos Celebra e Vioxx, antiinflamatórios não hormonais, para aliviar dores da artrite reumatóide. “Se usados no início da doença, os remédios impedem sua evolução”, diz o reumatologista Sérgio Rosenfeld.

Segundo o especialista, o principal diferencial dos novos antiinflamatórios não hormonais (sem cortisona), específicos para tratar artrite, é que eles são menos agressivos ao estômago. “Mas não curam mais do que os outros antiinflamatórios”, afirma Sérgio.

Para os casos mais difíceis, a maior novidade é o medicamento americano Enbrel, ainda não lançado no Brasil. É uma droga injetável, usada com o tratamento convencional de artrite.

Fonte: O Dia

 

         
Esta página é parte integrante da Revista Rio Total