Mariana Jacob

Como viver mais e melhor

CONTROLE DA SAÚDE: a consulta ao médico (clínico-geral ou geriatra) é indicada uma vez por ano pelo menos, mesmo que o paciente não sinta nada. Ideal para identificar e tratar precocemente determinadas doenças, como as dislipidemias, a obesidade, a hipertensão arterial etc. Revisões médicas também são indicadas.

CONTROLE PERIÓDICO GINECOLÓGICO: o objetivo é possibilitar que se descubra em tempo útil qualquer alteração, para que o risco de um câncer de mama ou de colo de útero, por exemplo, possa ser afastado de imediato.

AVALIAÇÃO PROSTÁTICA: exame indicado para, da mesma forma que o ginecológico, descobrir disfunções e afastar riscos, como o de câncer na próstata.

HIDRATAÇÃO: o ideal é a ingestão de dois a três litros de líquidos por dia, já que vivemos num país tropical.

PELE: prevenir o envelhecimento inclui pouca exposição ao sol, em horário adequado e sempre com protetor solar. Além disso, é necessário consultar um dermatologista ao observar qualquer mancha suspeita sobre a pele.

ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: o ideal é que não se leve uma vida sedentária, praticando-se os exercícios preferidos, mas somente após uma consulta ao cardiologista e ao ortopedista. As caminhadas também são aconselhadas.

CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO: dieta balanceada é o ideal.

 
 

 Esta página é parte integrante da Revista Rio Total