Alexandra Ozorio de Almeida

VOE SEM TRAUMA

Apesar de ser o meio de transporte mais rápido, viajar de avião tem uma desvantagem: o jet lag. Causado pela mudança de horário, alteração de campo magnético e mudanças de clima e cultura, o desconforto causado pelo jet lag pode ser minimizado.

Diana Fairechild, comandante de bordo da Pan Am e United Airlines por 21 anos, foi obrigada a parar de voar devido às más condições a bordo. Ela escreveu um livro (ÉJet Smart») e mantém um site na Internet, ambos com dicas de sobrevivência em aviões. Nos jatos comerciais, por exemplo, as pessoas ficam expostas a um ar com umidade entre 2% e 0%, reciclado, além de radiação, pesticidas e poluição. Para respirar melhor, ao dormir, cubra a boca com um lenço de algodão umedecido com água. Umedeça novamente o lenço de hora em hora.

Como o ar é reciclado, há grandes chances de contágio de doenças transmissíveis pelo ar, como tuberculose ou gripe, caso haja alguém doente a bordo. Para diminuir o risco, passe óleo dentro das narinas (como de amêndoa, jojoba ou até mesmo de oliva).

Também é necessário tomar cuidado com os ouvidos. Ao ficar com o ouvido entupido, peça para um comissário um copo descartável com um guardanapo de papel no fundo, coberto com água fervente. Escoe a água para que fique só o vapor. Vire sua cabeça de forma que a orelha com o problema cubra o copo. O vapor irá desentupir o ouvido.

Outra dica importante: a comida. As refeições em aviões são, com poucas exceções, ruins. A digestão a bordo de aviões fica mais difícil, o que, junto com a má qualidade da comida, aumenta o mal-estar. Se puder, evite as refeições, comendo bem antes e depois de voar. Caso não consiga, procure levar seus próprios alimentos, priorizando lanches ricos em carboidratos.

Um quesito sempre lamentado pelos turistas: os pés inchados. A baixa pressão a bordo e o longo tempo sentado dificultam a circulação do sangue. Compre sapatos para a viagem um tamanho maior que o normal. Use-os com palmilhas enquanto estiver em terra, e sem palmilhas a bordo.

Para conseguir dormir, compre uma máscara para os olhos com a inscrição "Do not disturb" (não incomodar), um travesseiro inflável para o pescoço, use o lenço de algodão umedecido, meias e leve uma garrafa de água.

Coloque o cinto frouxamente por cima do cobertor, para não ser acordado pelos comissários em caso de turbulência. Beba muita água, mesmo durante a noite, para evitar a desidratação e diminuir a sensação de desnorteamento.


Fonte: Revista da Folha

 

 

 

Esta página é parte integrante da Revista Rio Total