Ano 9 - Semana 464



Outros artigos sobre SAÚDE


Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Informática
Nutrição
Pensamentos
Sorria


 

18 de fevereiro, 2006
---

Golfe mobiliza músculos pouco exercitados pelo homem
 

Embora o senso comum em geral considere o golfe um esporte de sedentários, a verdade é que sua prática exercita vários grupamentos musculares, desde a musculatura dorsal aos braços, ombros, costas e abdome. Segundo Ricardo Agüero, diretor técnico do Costão Golf, o swing do golfe é um movimento pouco ortodoxo, que mobiliza músculos pouco exercitados pelo homem.

Além disso, as caminhadas realizadas durante o jogo também contribuem para a forma física. Num jogo de 18 buracos, por exemplo, o praticante caminha pelo menos 7 km. Aliado ao cenário de arbustos e diferentes tipos de floras e árvores, o esporte também auxilia no relaxamento mental.

Com o gramado molhado, o praticante também desfruta de uma temperatura agradável e uma oxigenação saudável, motivo pelo qual cresce a cada dia a sua procura por pessoas com problemas cardíacos e respiratórios.

Para Agüero, o golfe deve ser encarado como uma filosofia de vida, dado o seu caráter social. Hoje, o golfe é visto como sinônimo de socialização, cada vez mais presente nas agendas das reuniões de negócios, entre executivos que desejam se conhecer. Ele é também um dos raros jogos que consegue reunir, sem desequilíbrio, três gerações de uma família (avôs, pais e filhos).

O crescimento do esporte entre os turistas também tem estimulado investimentos em clínicas, academias e driving ranges (áreas de treinamento), onde os alunos encontram o suporte para melhorar seu desempenho em poucas horas. Nestes espaços, o adepto desfruta da tecnologia necessária para a análise do swing, a partir de filmagens e programas especiais de computador, permitindo um melhor diagnóstico de sua postura física.

Uma boa opção para os iniciantes é freqüentar driving ranges como o do Costão Golf, em Florianópolis, Santa Catarina. A área possui 25 estandes cobertos, permitindo assim a sua utilização em qualquer condição climática.
 


Seu artigo será bem recebido em feliz-idade@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br