CHÁ AUMENTA A DENSIDADE ÓSSEA


O chá, quando tomado de forma habitual, por vários anos, aumenta a densidade óssea de mulheres e homens, segundo pesquisadores de Taiwan.

"O efeito protetor do chá sobre a densidade mineral dos ossos, da coluna lombar e da região da bacia ficou claramente demonstrado", disseram os autores da pesquisa, Chih-Hsing Wu e Chih-Jen Chang, do Hospital Universitário Nacional Cheng Kung, em Taiwan.

O estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, da Associação Médica dos Estados Unidos, especula que componentes do chá, em especial do verde, poderiam ajudar a conservar a densidade dos ossos ao longo do tempo.

Outros ingredientes também poderiam inibir a reabsorção óssea e estimular a criação metabólica de ossos.
Os cientistas concluíram que o fator determinante para o benefício ósseo foi a duração do hábito de tomar chá, não a quantidade consumida. O efeito mais pronunciado foi detectado em pessoas que tomaram chá regularmente por mais de uma década.

Estudos anteriores assinalaram que substâncias encontradas no chá poderiam ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

O chá verde, não fermentado, e o preto chinês, parcialmente fermentado, são bebidas muito populares na Ásia, enquanto no Ocidente o mais popular é o chá preto fermentado, freqüentemente tomado misturado com leite.

O chá contém 4.000 compostos químicos que podem ter diversos efeitos sobre a saúde, indicou o artigo.
Foram entrevistados para esse estudo 497 homens e 540 mulheres chinesas na faixa dos 30 anos. Os participantes responderam a perguntas sobre seus hábitos de beber chá e sobre seus estilos de vida, como a prática de exercícios, o consumo de álcool e cigarros.

Os pesquisadores destacaram que este é o primeiro estudo que examina o impacto de três tipos diferentes de chá em ambos os sexos.

   

Reuters

Enviado por Janete, Rosa dos Ventos
   


Outros artigos sobre Saúde