O chá, quando tomado de forma habitual, por vários
anos, aumenta a densidade óssea de mulheres e homens, segundo pesquisadores de
Taiwan.
"O efeito protetor do chá sobre a densidade mineral dos ossos, da coluna
lombar e da região da bacia ficou claramente demonstrado", disseram os autores
da pesquisa, Chih-Hsing Wu e Chih-Jen Chang, do Hospital Universitário
Nacional Cheng Kung, em Taiwan.
O estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, da Associação
Médica dos Estados Unidos, especula que componentes do chá, em especial do
verde, poderiam ajudar a conservar a densidade dos ossos ao longo do tempo.
Outros ingredientes também poderiam inibir a reabsorção óssea e estimular a
criação metabólica de ossos.
Os cientistas concluíram que o fator determinante para o benefício ósseo foi a
duração do hábito de tomar chá, não a quantidade consumida. O efeito mais
pronunciado foi detectado em pessoas que tomaram chá regularmente por mais de
uma década.
Estudos anteriores assinalaram que substâncias encontradas no chá poderiam
ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.
O chá verde, não fermentado, e o preto chinês, parcialmente fermentado, são
bebidas muito populares na Ásia, enquanto no Ocidente o mais popular é o chá
preto fermentado, freqüentemente tomado misturado com leite.
O chá contém 4.000 compostos químicos que podem ter diversos efeitos sobre a
saúde, indicou o artigo.
Foram entrevistados para esse estudo 497 homens e 540 mulheres chinesas na
faixa dos 30 anos. Os participantes responderam a perguntas sobre seus hábitos
de beber chá e sobre seus estilos de vida, como a prática de exercícios, o
consumo de álcool e cigarros.
Os pesquisadores destacaram que este é o primeiro estudo que examina o impacto
de três tipos diferentes de chá em ambos os sexos.