Ano 10 - Semana 491



Outros artigos sobre SAÚDE

 


 

Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Informática
Nutrição
Pensamentos
Sorria



 

26 de agosto, 2006
---

Dr. Renato Neves

Fumantes têm mais chances
de perder a visão na terceira idade


Os malefícios do cigarro à saúde são bastante divulgados. Pouco se fala, entretanto, que o fumo afeta também a visão. Catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – doenças que podem levar à perda de visão – são doenças oculares que encontram no tabaco um dos piores fatores de risco.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, divulgou estudo em que 60 mil enfermeiras foram acompanhadas por 12 anos e outro similar com 21 mil médicos avaliados durante 14 anos. A conclusão comum aos dois estudos é que fumantes têm o dobro do risco de ficarem cegos em função da degeneração macular. A cada ano, naquele país, a DMRI causa 1,7 milhão de casos de perda de visão. Na quase totalidade, são pessoas acima dos 65 anos.

“A mácula é a região central da retina onde são definidas as formas, cores, rostos e também a leitura. E toda a retina tem origem no tecido nervoso, sendo que suas células não se regeneram nem se multiplicam. Ou seja, qualquer alteração que afete essas células pode significar perda de visão”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor da rede de clínicas Eye Care, em SP.

Neves diz que, ainda que tenham parado de fumar quinze ou vinte anos antes, ex-fumantes apresentam mais chances de serem acometidos por doenças oculares do que os não-fumantes. “O cigarro empobrece a circulação sangüínea na retina. Além disso, diminui a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, favorecendo doenças como a catarata, degeneração macular, glaucoma e olho seco. Vale lembrar que fumantes passivos também correm maior risco de perda de visão na terceira idade”.

 



Dr. Renato Neves é médico oftalmologista
e diretor da rede de clínicas Eye Care

 


Seu artigo será bem recebido em feliz-idade@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br