Ano 11 - Semana 534



Outros artigos sobre SAÚDE

 


 

Casa
Comportamento
Curiosidades
Estilo
Informação
Informática
Nutrição
Pensamentos
Sorria



 

   25 de agosto de 2007
---

Dr. Renato Neves


Problemas de visão favorecem quedas freqüentes


Problemas de visão são uma das principais causas de quedas e fraturas do fêmur entre pessoas com mais de 65 anos. Pesquisadores do Reino Unido acompanharam mais de 500 idosos vítimas de quedas e revelaram que 46% dos pacientes apresentavam comprometimento da visão. Catarata (49%), degeneração macular (21%), problemas refrativos (17%) e glaucoma (3%) foram as doenças mais diagnosticadas

“Os idosos devem redobrar os cuidados com a visão e passar por exames oftalmológicos com regularidade. Principalmente quem tem mais de 65 anos e sofre de osteoporose, já que é mais propenso a fraturas. Pessoas que moram em sobrados ou casas de repouso formam um grupo de alto risco que deve ser monitorado”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Segundo o especialista, a catarata vem aumentando e preocupando os médicos por outros motivos. “É o caso daqueles que fazem uso de determinados medicamentos que aumentam o risco de complicações na visão, como cortisona e esteróides, pessoas que tomam sol inadvertidamente, ou mesmo aqueles que ingerem muito sal na alimentação, fumam e consomem muito álcool”, diz.

Neves explica que, na fase inicial da doença, o paciente nota estranha facilidade para enxergar de perto. Esse estágio progride para maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila. “O avanço progressivo da catarata impede a pessoa de realizar tarefas simples, como ler ou dirigir. Até mesmo ir ao banheiro durante a madrugada se torna arriscado”.



Dr. Renato Neves é médico oftalmologista
e diretor da rede de clínicas Eye Care

 


Seu artigo será bem recebido em feliz-idade@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br