Ano 12 - Semana 639

 

CUIDANDO DAS PLANTAS
ARQUIVO


 



 

     11 de setembro, 2009
---

Agave
(Sisal)


Um exemplar de agave, de porte grandioso, plantado em jardim, ocupa um bom espaço de terra. Algumas espécies, como a Agave americana, alcançam até 2,5 m de diâmetro; sua haste floral - que mais parece um tronco fino - atinge até 12 m de altura. Apesar das medidas da planta, pode ser cultivada em vasos, onde se adapta muito bem, alcançando dimensões menores.
Agave Americana Marginata
Nativa das Américas e das Antilhas, a agave produz folhas grandes e suculentas. Seu longo formato lembra o das lanças, em cujas bordas está disposta uma fileira de espinhos pontiagudos e resistentes.

Nascendo de uma base central, essas folhas formam uma roseta simétrica. Há algumas espécies que demoram de dez a quinze anos para ficarem adultas e desabrochar em uma única inflorescência, que se dá na ponta da longa haste.

Foi devido a essa demora em florescer que a Agave americana recebeu, em alguns países de língua inglesa, a denominação popular de "Century Plant" (planta secular): muitos acreditavam que o exemplar só floresceria ao atingir cem anos.


Primavera e verão

Agave StrictaAs plantas de vaso precisam de replantio a cada ano, no começo da primavera, se já estiverem bem desenvolvidas. As agaves pequenas só devem ser replantadas a cada dois ou três anos.
Utilize uma mistura de partes de terra argilosa, areia e composto orgânico.
Regue pouco e com regularidade, mantendo o composto apenas úmido e nunca encharcado. Adube as plantas de vaso a cada três semanas, com um fertilizante rico em fósforo e nitrogênio, elementos essenciais para o desenvolvimento e crescimento sadios.

Adube os exemplares de jardim somente de dois em dois meses, pois retiram do solo as substâncias necessárias.

A planta adulta produz rebentos laterais, na base. Quando isso acontecer, não toque neles até que fiquem bem desenvolvidos e possam ser manipulados sem perigo de danificar suas estruturas.


Outono e inverno

Retire as folhas que esbranquiçaram, cortando-as junto à base. Dê pouca água à planta e no frio intenso, nenhuma.


Propagação

Com uma faca afiada, corte os rebentos quando já tiverem de 7 a 10 cm de altura. Plante-os separadamente, em composto igual ao da planta-mãe. Mantenha-os apenas úmidos e coloque-os sob luz moderada até enraizarem.


Problemas e Soluções


Plantas de fácil cultivo, as agaves quase não são atacadas por pestes. Às vezes surgem cochonilhas que se parecem com pequenas verrugas amarronzadas. Pincele uma mistura de partes iguais de água e álcool; repita o tratamento com o intervalo de dois ou três dias.
Água demais pode matar a planta, quando faz muito frio. Se o seu exemplar parece doente e o solo está encharcado, retire-o do vaso e deixe-o secar por uma semana, em local protegido. Depois, replante-o.



 


Direção e Editoria
Irene Serra