Mulheres que foram tema de filmes  

Ana Lima   

        
A trajetória de mulheres que mudaram os rumos da história da humanidade foram retratadas no cinema por grandes estrelas de Hollywood, que muitas vezes, tinham as vidas tão excitantes e tumultuadas quanto às suas personagens. Confira aqui algumas dessas maravilhosas histórias...

 


Cleópatra
 
(1963), de Joseph L. Mankiewicz
A saga da princesa do Nilo, interpretada por Elizabeth Taylor, em sua fase áurea, conta uma linda história de amor. Os efeitos especiais, figurinos e cenários belíssimos do filme lhe valeram alguns Oscar. Marco Antonio foi interpretado por Richard Burton, que viveu um intenso romance com Elizabeth Taylor durante as filmagens e logo depois casou-se com a atriz.



Evita
 
(1996), de Alan Parker
A história da ex-primeira-dama Argentina, Evita, foi vivida pela cantora Madonna nas telas. Antonio Banderas participa do musical como Che Guevara. 



O Círculo do Vício (1994), de Alan Rudolph
Este filme conta a história da escritora americana Dorothy Parker. Ela e outros escritores como Edna Ferber e Robert Benchley, se encontravam em uma das mesas do Hotel Algonquim, em Mannhattan, onde eram discutidos os rumos da literatura e do jornalismo norte-americanos. Jennifer Jason Leigh foi a escolhida para dar vida à essa conturbada personagem da literatura.
 

A Rosa (1979), de Mark Rydell
Esse filme, que conta a história da cantora Janis Joplin, foi o responsável por lançar a atriz Bette Midler para a fama. Janis Joplin mostrou através do seu trabalho os preconceitos que sofrem as  mulheres.
 

Joana D’Arc (1999), de Luc Besson
A história da menina que no século XV se transformou em líder e mito de um país foi contada inúmeras vezes, de diversas formas. Na França Joana é considerada por muitos uma santa, por outros, uma bruxa. Essa versão conta com a participação de Milla Jovovich, no papel principal e ainda, Dustin Hoffman, Faye Dunaway e John Malkovich.

 

   
 Ana Lima é jornalista do RT
riototal@riototal.com.br