Ano 10 - Semana 504



 

25 de novembro, 2006
---

Beethoven morreu de intoxicação por chumbo 
 

Ludwig van Beethoven morreu vítima de intoxicação por chumbo, confirmaram cientistas do laboratório nacional americano Argonne, ao anunciar os resultados da análise de fragmentos cranianos do famoso compositor alemão do século 19.

Estes fragmentos ósseos, provenientes da parte posterior do crânio e que exames de DNA determinaram que pertenceram ao músico, foram submetidos à máquina de raios-X mais potente dos Estados Unidos.

Os exames confirmaram análises anteriores feitas nos fios de cabelo de Beethoven, que revelaram uma forte concentração de chumbo em seu organismo, causa provável de sua deteriorada saúde durante grande parte da vida, e razão de sua morte, aos 56 anos, em 26 de março de 1827.

"Não há nenhuma dúvida, no meu entender, de que Beethoven foi vítima de envenenamento por chumbo", disse Bill Walsh, toxicólogo do Pfeiffer Treatment Center em Warrenville (Illinois, norte), que chefiou a pesquisa ao lado de Ken Kemmer, do Argonne National Laboratory, do Departamento de Energia americano.

"A presença de chumbo nos fragmentos ósseos do crânio também indica que seu envenenamento por chumbo não era recente, mas durou muitos anos", destacou o cientista em um comunicado.

Beethoven começou a sofrer de problemas abdominais por volta dos 20 anos, que se agravaram e duraram toda a vida. O músico consultou vários médicos para tentar encontrar uma cura para seus persistentes problemas de saúde."Ele sofria de má digestão, dores abdominais crônicas, irritabilidade e depressão", lembrou Walsh.

Segundo ele, não existe nenhum vínculo entre a presença de uma grande quantidade de chumbo no organismo do músico e a surdez que o acometeu desde os 26 ou 27 anos.

Os cientistas não puderam, no entanto, explicar a origem desta intoxicação.

O fato de que o músico consumia grandes quantidades de vinho em copos de chumbo pode ser uma das explicações, especularam. Além disso, no século 19 os tratamentos médicos recorriam com freqüência a metais pesados como chumbo e mercúrio.
 

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br