Ano 21 - Semana 1.073



ARQUIVO dos
Pontos Turísticos
e Históricos


Síntese geográfica da Cidade do Rio de Janeiro



Hino da Cidade


Mapa do Estado do
Rio de Janeiro





15 de abril, 2018

 


Dia do Índio ganha programação especial no Centro Calouste Gulbenkian




O Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no centro do Rio, vai se transformar em uma aldeia guarani. Com o objetivo de estabelecer um contato direto com a cultura indígena e identificar diversas tradições que fazem parte do nosso cotidiano, a Secretaria Municipal de Cultura celebra o Dia do Índio com o evento "O Indígena que Existe em Nós", nos dias 19 e 21 de abril. A comemoração tem entrada gratuita e conta com a participação de membros do grupo indígena Guarani M'byá, com realização de oficinas, brincadeiras infantis e uma feira de artesanato e gastronomia.

No Dia do Índio (19), as atividades serão exclusivas para estudantes e professores da rede municipal, beneficiando cerca de 100 alunos de escolas do entorno da Praça Onze. Uma feira de artesanato e gastronomia típica do povo guarani - com pratos como creme de cupuaçu e bacuri, bombons artesanais de castanhas e cupuaçu - abre o evento, às 14h.

Em paralelo, as líderes indígenas Cristiane Santos, nascida no Oiapoque, e Maria Helena Brizuela, da aldeia Guarani Ara Hovi, em Maricá, junto com a designer de moda étnica Júlia Vidal iniciam a vivência "O Indígena que Existe em Nós", que vai promover uma imersão em uma aldeia, com experiências sensoriais através do uso de instrumentos musicais e elementos da natureza.

No sábado (21), a feira será aberta ao público, e acontece das 9h30 às 17h. As atividades começam às 10h, com a oficina de brincadeiras indígenas, que inclui pinturas corporais e jogos tradicionais da cultura guarani. Em seguida acontece a vivência, e depois, às 14h, Cristiane e Maria Helena darão início à oficina O Feminino Guarani, apresentando o grafismo e as técnicas de pintura corporal, além da indumentária Xondani, que é a vestimenta das guerreiras guaranis.


Serviço:

O Indígena Que Habita em Nós
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze
Data: Dias 19 e 21 de abril
Horário: Dia 19, 14h às 17h e dia 21, 9h30 às 17h
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Dia 21/03
9h30 – Feira de artesanato e gastronomia
10h – Oficina Brincadeiras Indígenas
11h – Fala das Lideranças
11h15 – Oficina Vivência "O Indígena que Habita em Nós"
14h – Oficina O Feminino Guarani



Conheça o Museu do Índio






Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br